Bruxelas: Luís Gomes defende papel da economia social no combate ao desemprego

ouvir notícia

.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, defendeu hoje, em Bruxelas, no Comité Económico e Social Europeu (CESE), a importância do “papel da economia social na recuperação do crescimento económico e no combate ao desemprego”, documento que já foi acolhido por larga unanimidade pelos parceiros europeus e está agora a ser posto em prática pela Comissão Europeia.

O convite para a apresentação do parecer foi endereçado ao autarca português – também membro do Comité das Regiões da União Europeia – pelo presidente da secção especializada Mercado Único, Produção e Consumo (CESE), sendo a exposição seguida por um debate com os membros da secção.

De acordo com Luís Gomes, a aposta na economia social deve ser tratada como um instrumento eficaz de combate à crise económica, uma vez que representa já 11 milhões de postos de trabalho na Europa, sendo atualmente responsável pela criação de 2 milhões de empresas sociais e por 10% dos negócios europeus.

- Publicidade -

“Enquanto outros setores marcadamente económicos e financeiros mostraram fragilidades perante o cenário de crise, os agentes da economia social provaram ser mais resistentes, mantendo os cidadãos no mercado de trabalho mesmo quando outras organizações e empresas não conseguiram fazê-lo»”, nota o autarca português.

“A economia social está, aliás, a ter grande recetividade da União Europeia, com medidas concretas, tendo sido constituído um grupo de peritos que se reúnem todos os meses para trabalhar neste setor, dando um sinal de aposta nesta área com toda a dignidade e seriedade”, assinala.

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) é uma instância consultiva composta por representantes de organizações de trabalhadores e de empregadores e de outros grupos de interesse e emite pareceres sobre temáticas europeias dirigidos à Comissão Europeia, ao Conselho e ao Parlamento Europeu, fazendo a ponte entre as instâncias de decisão da UE e os cidadãos.

Esta instituição dá voz aos grupos de interesse sobre as propostas legislativas da UE e tem como missão promover uma europa participativa, dando voz às organizações de trabalhadores, de empregadores e outras organizações da sociedade civil.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.