Califórnia: dez mil turistas podem ter contraído vírus mortal

ouvir notícia

.

Centro federal de controlo e prevenção de doenças norte-americano lança alerta após morte de duas pessoas.

O centro federal de controlo e prevenção de doenças norte-americano (CDC) advertiu na sexta-feira que dez mil pessoas podem ter sido expostas a um vírus mortal durante a sua estadia no Parque Nacional de Yosemite, no oeste da Califórnia, este verão.

Pelo menos seis casos de síndrome pulmonar por hantavírus (HPS, na sigla em inglês) – doença transmitida pela saliva ou urina/excrementos de roedores -, foram confirmados e outros casos suspeitos estão a ser investigados. Duas das pessoas infetadas morreram.

- Publicidade -

As vítimas tinham em comum o facto de terem ficado hospedados no mesmo alojamento no parque.

O Serviço Nacional de Parques tentou contactar as 2900 que tinham reservado uma estadia no acampamento “Curry Village” entre 10 de junho e 24 de agosto.

O CDC estima que o parque foi visitado por 10.000 pessoas durante aquele período, número que inclui as 2900 que efetuaram a reserva e familiares e amigos que os acompanharam.

“As tendas foram desinfetadas, mas as pessoas que se hospedaram entre 10 de junho e 24 de agosto podem estar em risco de desenvolver HPS dentro de seis semanas”, alerta o CDC.

A doença é rara, mas extremamente perigosa: causa graves infeções pulmonares e renais e uma resposta rápida é essencial para aumentar as hipóteses de sobrevivência. Manifesta-se pela fadiga, febre, dores musculares, dores de cabeça, calafrios, enjoos, náuseas, vómitos, diarreira, dores abdominais e dificuldades respiratórias.

O CDC pede a todos os que tenham visitado o Parque Nacional de Yosemite e possuam os sintomas associados à doença para fazerem exames médicos.

(Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.