Calor vai aumentar até sexta-feira potenciando incêndios florestais

ouvir notícia

As previsões de temperaturas altas levaram a Proteção Civil a determinar o nível amarelo de alerta no que respeita a perigo de incêndios florestais.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) acionou ontem, e até sexta-feira, o alerta amarelo no que respeita a perigo de incêndios florestais, com base nas previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias.

O IM prevê o aumento generalizado das temperaturas máximas e mínimas, a diminuição acentuada da humidade relativa para patamares abaixo dos 30 por cento e a permanência de um corrente de vento fraca do quadrante Leste, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feira.

- Publicidade -

A ANPC determinou, por isso, o nível amarelo do estado de alerta (o segundo menos grave de uma escala de quatro) do dispositivo especial de combate a incêndios florestais entre as 14h00 de ontem e as 21h00 de sexta-feira, para todos os distritos de Portugal continental.

Face ao alerta, a Proteção Civil recorda interdições para os locais onde o risco de incêndio seja superior ao nível elevado, como a realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer ou para cozinhar alimentos.

Também fica proibido o uso de equipamentos de queima e de combustão para iluminação e cozinha, assim como a queima de matos cortados e amontoados.

Na lista está ainda a interdição de lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, de fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, assim como a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.