Câmara assegura apoio à saúde mental em Aljezur

ouvir notícia

.

O município de Aljezur aprovou no final do mês passado um protocolo para o desenvolvimento de um programa para a promoção, prevenção e ação na área da saúde mental, dirigido aos munícipes do concelho de Aljezur.

O protocolo que a câmara estabeleceu com a Casa da Criança do Rogil garante a continuidade do programa “Especial Mente – Prevenção e Tratamento da Doença Mental”, iniciado em junho de 2011, e cuja duração e financiamento através do Alto Comissariado da Saúde terminou em janeiro.

Este projeto baseia-se numa estratégia de intervenção em proximidade, junto dos indivíduos com necessidades físicas, mentais, cognitivas ou múltiplas perturbações no seu desenvolvimento, com vista à melhoria da sua qualidade de vida, assim como a sensibilização, promoção e educação para a saúde das famílias.

- Publicidade -

As ações desenvolvidas consistem no acompanhamento psicológico, psicomotricidade, hidroterapia, terapia da fala, musicoterapia e hipoterapia, disponíveis a preços sociais aos munícipes do concelho.

Face ao fim do programa, e perante a falta de respostas do serviço público de saúde no concelho, a Câmara de Aljezur decidiu assegurar a continuidade do “Especial Mente”, realçando que “a oferta de respostas terapêuticas de proximidade daquele projeto representou uma grande mais-valia para a população em geral, mas muito especificamente para adultos jovens que estando já fora da escolaridade obrigatória deixam de ser abrangidos pelos apoios educativos existentes”.

Famílias angustiadas com possibilidade de perderem respostas locais

“Havendo a clara perceção da forma como a ausência de resposta terapêutica e de acompanhamento a esta problemática afeta os cidadãos e as famílias, não pode o município alhear-se das preocupações e angústias que começaram a ser colocadas pelas famílias e pelos utentes, perante a possibilidade de se perderem estas respostas locais”, adiantou a autarquia, frisando que estão em causa pessoas que, na sua maioria, apresentam vulnerabilidade económica e psicossocial.

“A falta destas respostas e terapias vai deixar sem resposta a população de Aljezur, dado que teriam de ser encaminhadas para respostas equivalentes, que não existem no concelho, nem nos concelhos limítrofes, no Serviço Nacional de Saúde”, sublinha a câmara, concluindo que é da maior importância dar continuidade ao “Especial Mente”, sob a forma de um programa que articule a promoção, a prevenção e a ação na problemática da saúde mental.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.