Câmara de Albufeira tem projeto para fomentar autoestima das crianças

ouvir notícia

Este projeto está a ser alvo de estudo por parte dos técnicos, no sentido de aferir da eficácia deste modelo de intervenção junto das crianças, ao nível da gestão das emoções.

O “Projeto Ser” destina-se aos alunos do 1.o ciclo de estudos e desenvolve 12 programas, nomeadamente:

“Hora de Relaxar” (pela equipa das AAAF ́s às crianças dos Jardins de Infância), “Relaxa(mo)mento” (também aberto a professores e funcionários), “(A)Calma” (relaxamento guiado por áudio, alargado aos pais e encarregados), “SER Família” (atividades mensais diversas em todas as freguesias) e “Igual entre todas as Diferenças” nos CAA ́s – Centros de Apoio à Aprendizagem (Apoio nas Unidades de Deficiência), constando de sessões semanais adaptadas a crianças/jovens especiais ou com diagnósticos, sendo que cada sessão é adequada a cada problemática.

- Publicidade -

Há ainda os programas “Saborear” (sensibilização das crianças e pessoal docente e não docente para a prática do “silêncio”, atenção plena e presença consciente, especialmente na hora da refeição) e “Escuta o teu coração” (para crianças do 2.o ciclo), “Ouve a tua voz” (para alunos do 3.o ciclo) e “Sente o teu ser”, que constam de nove audições mensais de exercícios com vista ao controle da respiração, de modo consciente e sequencial.

Um outro programa está a ser desenvolvido com a CPCJ, chamado “Serenamente”, bem como um outro, designado “Ser Amor”, para casos comportamentais mais “desafiantes” de crianças e jovens ainda sem diagnóstico, que implica sessões práticas de acompanhamento semanal. Trata-se de um programa piloto a ser desenvolvido no Agrupamento de Escolas Albufeira Poente.

“Numa altura em que as crianças estão a sair de um período de isolamento e de um clima de suspeição ao nível da saúde, trabalhar a área das emoções dos mais jovens é fundamental”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.