Câmara de Castro Marim consigna obra de passadiço da praia de Altura

ouvir notícia

A Câmara de Castro Marim consignou esta terça-feira a obra de construção de um passadiço na praia de Altura, num investimento orçado em cerca de 930 mil euros, que tem conclusão prevista para junho, anunciou o município.

Com a consignação da obra vai ser dado início à construção da nova estrutura de 1,5 quilómetros, em madeira, que vai fazer a ligação entre as praias da Verdelago, na zona nascente de Altura, e a praia da Lota, em Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António, onde já existe uma estrutura idêntica, referiu a câmara algarvia num comunicado.

A autarquia do distrito de Faro indicou que os trabalhos destinam-se a preservar o cordão dunar da Praia de Altura, são financiados através do “PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciados a 75% pelo fundo de coesão” e devem estar concluídos “em junho”, estimou à Lusa uma fonte do município.

- Publicidade -

“Já a contrapartida nacional e a despesa não elegível são comparticipadas no âmbito do empréstimo do BEI [Banco Europeu de Investimento], igualmente cofinanciado por fundos comunitários”, realçou a Câmara de Castro Marim.

A obra consiste, segundo o município, na preservação da zona de dunas da praia junto à localidade balnear de Altura, freguesia do concelho do sotavento algarvio, com a “elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem por ponte na ribeira do Álamo”, localizada entre as duas localidades.

“Será um passadiço com cerca de 1.500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteará o sistema dunar, mas abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente de mar e com zonas de descanso e iluminação”, esclareceu.

A mesma fonte revelou ainda que, numa “segunda fase, este mesmo passadiço fará a ligação com a Praia de Monte Gordo”, também no concelho de Vila Real de Santo António, onde também existe outra estrutura de madeira já instalada.

“A elevação desta infraestrutura promove a redução da erosão costeira, uma vez que garante o não pisoteio, bloqueia a ação do homem sobre as zonas de proteção, fomenta a estabilização de areias para a formação de dunas e possibilita a instalação de vegetação natural, restabelecendo assim a dinâmica do habitat dunar”, justificou a mesma fonte.

A intervenção, que inclui também a “reconstrução de quatro acessos à praia, já existentes, e a construção de um novo”, tem um custo total estimado de 936.091,30 euros, e o projeto foi realizado com a “orientação da Agência Portuguesa do Ambiente e em conformidade com a dinâmica sedimentar do respetivo cordão dunar”, argumentou ainda a autarquia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.