Câmara de Lagoa aposta no envelhecimento ativo

ouvir notícia

O município de Lagoa pretende desenvolver projetos e ações que visam a promoção do envelhecimento ativo. No inicio do ano, foi implementado no concelho o “Programa Pró Bem”, um projeto-piloto da Associação Prevenir, que tem como público-alvo os idosos que frequentam os lares, centros de dia ou centros de convívio existentes no concelho.

“Este programa pretende promover um envelhecimento ativo e bem sucedido e reduzir ou eliminar os estereótipos vigentes, que apresentam os idosos como frágeis, incapazes, doentes e pouco produtivos, substituindo esta imagem por uma mais atual, voltada para os recursos, as capacidades e a disponibilidades dos idosos”, frisa a autarquia lagoense.

Para isso, os técnicos, auxiliares e cuidadores das cinco instituições particulares de solidariedade social com respostas sociais para a terceira idade (ACD Che Lagoense, Centro Popular de Lagoa, Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, Centro de Apoio Social de Porches e Santa Casa da Misericórdia de Estomar), iniciaram no final de janeiro uma formação multidisciplinar em cinco áreas: Aspetos Sociais da Velhice e Mudanças Físicas; Aspetos Psicológicos e Alterações da Personalidade; Saúde/Doença; Autoestima e Gestão Emocional.

- Publicidade -

No final do programa, o município pretende que estes agentes que trabalham diariamente no terreno com os idosos, “tenham adquirido estratégias continuadas de promoção de um envelhecimento ativo e produtivo, como meio para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos”.

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.