Câmara de Lagos alerta que há mais idosos em situação de pobreza

ouvir notícia

.

A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal Sénior (CMS) de Lagos decorreu recentemente, com a tomada de posse dos seus membros. Este órgão foi criado em 2014 para promover os direitos dos idosos.

Na primeira reunião, a vereadora Maria Fernanda Afonso chamou a atenção para um aumento do número de casos de pobreza nos mais idosos. A autarca alertou para o facto “de o aumento da população sénior estar a ser acompanhado, nos últimos anos, por um aumento da pobreza e redução dos níveis de qualidade de vida, resultante da redução dos apoios e respostas nas áreas da saúde e da segurança social”.

Assim, a vereadora da Câmara de Lagos com este pelouro frisa que a autarquia pretende, com este órgão, “conhecer com maior profundidade os problemas que afetam esta faixa etária e incentivar o envolvimento dos próprios seniores na procura de soluções, respostas e medidas que apoiem este grupo da população”.

- Publicidade -

“Pretende-se, principalmente, melhorar o trabalho que vem sendo feito com os seniores, dar visibilidade aos seus problemas, refletir sobre as soluções mais adequadas e identificar quais os recursos disponíveis, ou necessários disponibilizar, para uma melhor qualidade de vida”, sublinha.

A presidente Joaquina Matos manifestou-se muito satisfeita por se ter conseguido concretizar “uma ideia lançada já há algum tempo”, permitindo assim “alargar a auscultação e a participação dos jovens, que tem lugar no âmbito do Conselho Municipal da Juventude, a outras faixas etárias da população, designadamente a uma faixa etária mais experiente e cada vez mais representativa face ao envelhecimento gradual da população”.

A segunda reunião do CMS ficou já agendada para o mês de junho, em Barão de S. João.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.