Câmara de Lagos cria linha de atendimento telefónico ao idoso

ouvir notícia

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se celebra a 1 de outubro, e do mês do Idoso, a Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver diversas atividades para assinalar a data, reforçando a “vital importância de apoiar esta franja da população tão vulnerável”, anunciou a autarquia.

Ao longo de todo o mês de outubro estará patente no Piso 0 do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, a exposição fotográfica “Projeto Meninos d’Antigamente”, resultante de uma parceria entre o Centro Comunitário Dar a Mão do CASLAS e a Santa Casa da Misericórdia de Lagos – Residências Maria Francisca Fialho. Do projeto resultou uma reportagem fotográfica pelo fotógrafo amador Alfredo Gomes. A exposição tem como objetivo central reforçar, junto da comunidade local e das várias gerações, os valores de respeito, de solidariedade e a empatia para com os seniores.

Ainda no âmbito das comemorações a autarquia desenvolveu a Linha de Atendimento Telefónico ao Idoso que consiste em efetuar contactos telefónicos com alguma periodicidade (quinzenalmente) aos idosos que contactam os serviços ou que estejam referenciados por outras entidades, e que tenham pouca ou nenhuma rede de suporte social. Este acompanhamento permitirá não só atenuar a solidão por eles sentida, mas também possibilitará a monitorização de algumas situações, acautelando eventuais necessidades que possam emergir. Um simples telefonema lembra que os idosos não estão “abandonados” e que esta autarquia presta especial atenção a esta franja da população cada vez mais vulnerável.

- Publicidade -

O serviço funciona todas as quartas-feiras das 9h:30 às 16h:30 e o acesso será através do número geral da Câmara Municipal de Lagos – 282771700 ou 282 780 900, onde as técnicas de ação social do município e um psicólogo estarão disponíveis, em exclusivo, a efetuar atendimentos e contactos telefónicos aos seniores lacobrigenses.

O GAPI – Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa, assume como principal objetivo combater o isolamento social da população sénior lacobrigense, permitindo o acompanhamento dos idosos em situação de vulnerabilidade. Em simultâneo, pretende contribuir para a prevenção de problemáticas de saúde mental, procedendo ao devido encaminhamento de situações que requeiram uma resposta neste âmbito.

Este tipo de resposta vem reforçar a intervenção deste Município na área da terceira idade, apresentando um atendimento especificamente direcionado para a população sénior, a qual vem assumindo uma relevância crescente na nossa sociedade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.