Câmara de Loulé assina acordo com a Associação Portuguesa de Escritores

ouvir notícia

José Manuel Mendes e o autarca Vítor Aleixo

À margem da conferência de José Manuel Mendes integrada no ciclo “Discursos Diretos”, foi celebrado esta terça-feira, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, um memorando de entendimento entre a Câmara de Loulé e a Associação Portuguesa de Escritores (APE), que tem em vista a cooperação entre as duas entidades de forma a promover a difusão da literatura nacional e a da língua e da literatura portuguesas, através de iniciativas realizadas naquele concelho.

De acordo esta parceria, a APE poderá propor à autarquia protocolos de cooperação para as suas iniciativas, cuja concretização e alcance tenham relação direta e útil com os objetivos do referido memorando.

A autarquia e a APE irão designar dois representantes para troca de informações e preparação das iniciativas destinadas a aprovação recíproca.

- Publicidade -

Refira-se que a APE é reconhecidamente a mais importante organização representativa dos escritores portugueses.

Durante a assinatura do documento, José Manuel Mendes, presidente da APE, falou dos sonhos que este memorando incorpora. “A dimensão dos sonhos não é pequena e vale a pena concretizá-los. O sonho enquanto propósito, algo que está antes da realização de obra que valha por si e seja capaz de suscitar um debate cultural alargado e raízes cada vez mais conhecidas e aprofundadas na relação entre esta cidade e a Associação, que é para todos os escritores do país de Norte a Sul, com um quadro de objetivos e concretizações que são conhecidos”, referiu.

Segundo o escritor e signatário do memorando, para além da continuação de iniciativas criadas e lançadas em Loulé, “pretende-se igualmente levar a cabo outras que sejam concebidas em conjunto pelas duas entidades”.

José Manuel Mendes frisou que a APE cumprirá “de forma escrupulosa e denodada” o que está firmado neste protocolo.

Já o presidente da Câmara Municipal de Loulé realçou a importância deste ato no âmbito das iniciativas realizadas neste novo ciclo político que tem sido fortemente marcado por “inúmeras intervenções no domínio da cultura, da cidadania, do pensamento, de toda aquela atividade que deixa sementes para o futuro”.

Uma vez que esta foi mais uma iniciativa da Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, o autarca aproveitou esta oportunidade para dar ênfase “à vivência cívica e cultural que o Concelho de Loulé tem conhecido este ano”.

“A cultura, a cidadania, a reflexão, aquilo que os tempos de hoje mais precisam estão de facto a ter um peso determinante. Há um patamar novo que está a ser percorrido com este novo ciclo político que está aberto em Loulé”, disse Vítor Aleixo.

Também o autarca garantiu o empenho da autarquia na aplicação deste protocolo.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.