Câmara de Loulé manifesta pesar pela morte da professora Aliete das Dores Galhoz

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Loulé manifestou hoje publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Aliete das Dores Galhoz, ilustre cidadã louletana, natural de Boliqueime, onde nasceu em 1929.

Maria Aliete Farinho das Dores Galhoz estudou no Liceu de Faro e licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Editora literária, poeta, ensaísta e professora, dedicou-se à pesquisa de Literatura Popular Portuguesa, tema sobre o qual publicou inúmeros estudos e fez várias conferências.

Em nota de Imprensa, o município destaca o seu contributo para a valorização do património oral do concelho de Loulé, tendo publicado, entre outras obras, a “Memória Tradicional de Vale Judeu” (1996), “Memória Tradicional de Vale Judeu II” (1998) e “Romanceiro do Algarve” (2005). Colaborou igualmente na edição de “Povo, Povo, Eu te pertenço” de Filipa Faísca em 2000, bem como num conjunto de volumes subordinados ao tema “Património Oral do Concelho de Loulé” em parceria com Idália Farinho Custódio e Isabel Cardigos.

- Publicidade -

Recebeu da autarquia a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, em 1994. Foi ainda condecorada com o título Doutora Honoris Causa pela Universidade do Algarve (1966) e com o grau honorífico de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1999).

“Desta forma, a Câmara Municipal de Loulé pretende registar o seu percurso de vida e exemplo académico e de cidadania, através de uma breve referência à obra cultural que nos deixou”, conclui, endereçando condolências à família e amigos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.