ALGARVE

Câmara de Portimão ajuda lesados do incêndio que não têm outros apoios

incendio portimao autodromo

A Câmara de Portimão já efetuou pagamentos no valor de 30 mil euros às pessoas afetadas pelo incêndio de julho na freguesia da Mexilhoeira Grande cujos prejuízos não estão cobertos por outros apoios, anunciou o município.

O apoio aos lesados pelo fogo florestal é assegurado pelo fundo de emergência, dotado de 50 mil euros, montante estimado pela autarquia do distrito de Faro “para apoiar os munícipes carenciados e afetados pelo fogo”, refere a nota divulgada.

O incêndio que em 17 de julho teve início no concelho de Monchique e que se alastrou ao de Portimão destruiu cerca de 2.000 hectares de floresta e campos agrícolas, dos quais 1.600 nos sítios do Gordeiro e da Pereira, na freguesia da Mexilhoeira Grande. 

Além de mato, pastos e florestas, o fogo destruiu estruturas “que permitiam às pessoas o acesso a condições básicas e necessárias para o usufruto de condições habitacionais condignas, tais como o fornecimento de eletricidade e água captada através de furos artesianos e barragens”, especificou a autarquia em comunicado.

“As labaredas atingiram particularmente uma população de agricultores de parcos recursos […], sendo o objetivo destas medidas (apoios) ressarcir os prejuízos sofridos e não cobertos por outros apoios e incentivar a retoma dessa agricultura”, lê-se.

O fundo de apoio de emergência disponibilizado pelo município de Portimão foi determinado com base num levantamento preliminar com vista à a reposição de estruturas de alimentação de água nas habitações e sistemas de rega para a agricultura de subsistência.

Segundo a Câmara de Portimão, o apoio é concedido mediante a apresentação das faturas pelos lesados que constem da lista elaborada pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e que não possam beneficiar de apoios do Estado.

A autarquia anunciou também que disponibilizou uma verba de 10 mil euros para a Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (ASPAFLOBAL), destinada à aquisição de equipamentos ou bens de utilização exclusiva para a atividade agroflorestal não cobertos por outros apoios.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste