Câmara de VRSA poupa um milhão de euros no primeiro trimestre do seu Plano de Contenção Financeira

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António garante que já economizou “mais de um milhão de euros” durante o primeiro trimestre de aplicação do seu Plano de Contenção Financeira, o que corresponde a “mais de metade dos objectivos inicialmente fixados, que apontavam para uma poupança anual de dois milhões de euros”.

Os resultados atingidos equivalem a um corte mensal nas despesas correntes “superior a 350 mil euros”, o que coloca agora a autarquia vila-realense “em condições de duplicar as metas inicialmente traçadas e atingir um aforro anual na ordem dos 4,2 milhões de euros”, sublinham os responsáveis autárquicos em comunicado enviado às redações.

Para assegurar o efectivo cumprimento do Plano de Contenção Financeira, apresentado publicamente a 17 de Outubro, a Câmara Municipal garante que continua a fazer uma monitorização quinzenal (follow up), corrigindo eventuais dificuldades e identificando prioridades, tendo já executado “cerca de 80 por cento da centena de medidas definidas”.

- Publicidade -

Com base nessa avaliação, foram definidas seis áreas prioritárias que representam as principais fontes de despesa corrente e que, por isso, necessitam de acompanhamento permanente: combustíveis e transportes, impressões, comunicações, iluminação pública, horas extraordinárias e fornecimento de serviços externos.

Combustíveis

Assim, ao nível dos combustíveis, a autarquia está a efectuar uma discriminação de custos por viatura e a definir um tecto máximo de consumo mensal, tendo por base uma redução efectiva na ordem dos 20 por cento. “Em termos absolutos, estão a ser economizados perto de 3400 litros de gasóleo/mês”.

Transportes

Ao nível dos transportes, foi implementado um novo sistema de reserva, responsabilizando os utilizadores pela eventual má utilização das viaturas. Simultaneamente, foi decretada a utilização condicionada das vias com portagem.

Impressões

No que se refere às impressões, e só nas escolas do primeiro ciclo, a poupança “superou os 1600 euros”. Na autarquia, continuam em vigor as restrições de cópia a cores, o que “permitirá um encaixe na ordem dos 30 mil euros”.

Comunicações

Relativamente às comunicações, a redução global alcançada durante o primeiro trimestre de aplicação do Plano de Contenção Financeira “é de 25 por cento”, cifra para a qual contribuiu a “quebra acentuada nos gastos em comunicações móveis”.

Iluminação pública

No capítulo da iluminação pública, está a ser ultimado o programa para a sua redução faseada e a ser reequacionada a duração dos períodos de iluminação nocturna. Todo o consumo dos edifícios municipais está igualmente a ser monitorizado.

Horas extraordinárias

No campo das horas extraordinárias, foi já atingida uma diminuição “próxima dos 20 por cento no último semestre de 2011”. Tendo em conta a variação anual 2010-2011, a diminuição “fixa-se nos 7 por cento”.

Serviços externos

Em relação ao fornecimento de serviços externos, a autarquia vila-realense “conseguiu uma redução próxima dos 35 por cento entre Outubro e Janeiro” (tendo em consideração o período homólogo de 2010), o que equivale a uma poupança de “cerca de 315 mil euros/mês”.

Plano aumenta objectivos e mantém acompanhamento quinzenal

A autarquia garante ainda que, nas próximas semanas, ficará também concluído o processo de revisão da carteira de seguros do município, “através do qual se obterão condições mais vantajosas”. Simultaneamente, estão a ser criados estímulos para incentivar a utilização dos espaços livres dos mercados municipais, o que se traduzirá num aumento de receita.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, as metas já atingidas pelo Plano de Contenção Financeira, iniciado no último trimestre de 2011, mostram que é possível “fazer mais com menos e manter a qualidade dos serviços”.

“Acima de tudo, estamos centrados em cortar na despesa e empenhados em superar os compromissos de poupança assumidos para com os munícipes”, nota Luís Gomes.

“Para isso, vamos continuar a acompanhar quinzenalmente as cem medidas do plano, garantindo que nenhuma ficará de fora ou produza resultados menos bons. Por outro lado, continuaremos a divulgar trimestralmente as metas atingidas”, concluiu o autarca.

Orçamento municipal segue tendência

Além dos mecanismos de contenção em vigor, também o Orçamento Municipal de VRSA para 2012 foi reduzido em 12 por cento face ao ano transacto, tendo-se fixado nos 49,8 milhões de euros.

Apesar das restrições, a autarquia refere que teve em conta as dificuldades das famílias vila-realenses face ao cenário de austeridade, pelo que valências sociais se mantiveram inalteradas ou viram mesmo as suas cabimentações ampliadas.

Plano pioneiro a nível regional

O Plano de Contenção Financeira implementado pela Câmara Municipal de VRSA foi pioneiro a nível regional e visou inicialmente reduzir as despesas correntes da autarquia na ordem dos 20 por cento – cerca de dois milhões de euros – e incrementar as receitas em 500 mil euros.

O documento – cujos objectivos a autarquia garante que estão agora em condições de ser superados – é composto por uma centena de medidas, transversais a todas as divisões, núcleos e áreas de gestão, numa lógica de repartição de esforços.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.