Câmara dos Representantes aprova sanções contra China por manipulação cambial

ouvir notícia

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta feira legislação que autoriza sanções comerciais contra a China e outras nações que manipulem a sua moeda para obter ganhos comerciais.

Por 348 votos a favor e 79 contra, a Câmara aprovou o projeto, que segue agora para o Senado, onde as suas perspetivas não são claras.

A maioria obtida explica-se com o voto de 99 republicanos que se juntaram aos democratas, enquanto que os opositores juntaram 74 republicanos e 5 democratas.

- Publicidade -

Os apoiantes da medida dizem que permitirá ao governo de Barack Obama pressionar a China numa questão à qual atribuem a responsabilidade pelo desaparecimento de mais de dois milhões de empregos norte-americanos na última década.

Os industriais norte-americanos asseguram que a moeda chinesa está subvalorizada em 40 por cento face ao dólar, o que torna os produtos chineses baratos e mais competitivos nos EUA e os produtos norte-americanos mais caros na China.

A legislação expande a definição de subsídios governamentais indevidos para incluir a manipulação governamental da cotação da sua moeda para ganhar vantagens comerciais.

Em junho, os dirigentes de Pequim prometeram uma taxa de câmbio mais flexível, mas desde então o iuan apenas se valorizou face ao dólar em dois por cento.

O ministro das Finanças norte-americano, Timothy Geithner, disse ao Congresso que o governo permanece decidido em encontrar uma estratégia de pressão efetiva sobre a China.

Acrescentou que o foco não é apenas a questão cambial, mas também tópicos como a forte pirataria sobre os direitos de autor de produtos norte-americanos e várias barreiras erigidas pelos chineses à importação de produtos dos EUA.

O governo de Obama ainda não disse se apoia a posição da Câmara dos Representantes.

Barack Obama levantou a questão da moeda na sua reunião com dirigentes chineses na semana passada, em Nova Iorque, e deve continuar a discuti-la em novembro, na cimeira do grupo das 20 maiores economias, na Coreia do Sul.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.