Caminhada pelo Baixo Guadiana reúne mais de meia centena de pessoas

ouvir notícia

(Foto: Tiago Cristo)

.

Num fim de semana já com cheiro a primavera, mais de meia centena de pessoas aderiram ao desafio proposto pela associação Odiana e partiram à descoberta do interior algarvio, percorrendo um troço da Grande Rota do Guadiana (GR15).

Atividade física, clima primaveril, paisagem florida, passeio relaxante e boa disposição foram a fórmula ideal para descobrir o barrocal e serra algarvia. O passeio captou e encantou caminhantes de várias nacionalidades (portugueses, espanhóis, italianos e holandeses), alguns já peritos nos trilhos do Baixo Guadiana, outros que descobriram pela primeira vez a GR15 e que prometem voltar e repetir a experiência.

- Publicidade -

Foram cerca de 40 quilómetros em dois dias, 25 no primeiro dia (sábado) e 17 no domingo. Partida no Revelim de Santo António, em Castro Marim, rumo ao Azinhal e, posteriormente, Odeleite, com repasto, animação e dormida. No segundo dia com rumo traçado até ao concelho de Alcoutim, pausa na aldeia de Corte das Donas e subida do rio com passagem pelo Álamo e destino final em Guerreiros do Rio. O percurso incluiu ainda a passagem por Monte Francisco, Junqueira, Almada D’Ouro, Alcaria e Foz de Odeleite.

Uma caminhada que contou também com a participação especial do Peregrino Algarvio, um vila-realense sobejamente conhecido no mundo das caminhadas e que já “correu” o país de lés a lés.

As críticas foram muito positivas e o balanço foi tido pela organização como um “sucesso a repetir nos próximos tempos”, de resto uma iniciativa que “atesta o pedestrianismo no território como uma oferta estruturada e consolidada que atrai cada vez mais visitantes ao Baixo Guadiana”.

A Odiana garante que este tipo de iniciativas são uma ferramenta primordial na promoção e dinamização do pedestrianismo no território.

Recorde que a GR15 tem cerca de 65 quilómetros, atravessa três concelhos (Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António) e viaja por dezasseis localidades que têm o rio Guadiana como pano de fundo.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.