Campanha contra Cancro da Pele regressou à Falésia

ouvir notícia

Turistas e desportistas informados sobre regras para um bronze saudável e responsável.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) regressou à praia da Falésia para mais uma campanha de sensibilização sobre cuidados a ter com o sol. Este ano, a iniciativa contou com a presença da atleta olímpica Rosa Mota, do ex-ciclista profissional e atual presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, Joaquim Andrade, o realizador de novelas Atillio Ricco e o ator Luis Gaspar. Os turistas e os desportistas são o público-alvo da campanha deste ano.
Os banhistas presentes na referida praia foram informados sobre os cuidados a ter com o sol e de que forma devem estar atentos aos sinais que surgem na pele e quais as situações em que devem recorrer à opinião profissional.
O secretário-geral da APCC e coordenador da campanha, Osvaldo Correia explicou ao JA que já se começam a notar algumas mudanças positivas de comportamento da população. Os piores hábitos de exposição solar continuam a verificar-se entre os adolescentes e jovens adultos. Segundo o coordenador da campanha, o uso de chapéu parece ser o hábito a que a população continua a oferecer maior resistência em termos gerais.
Os cuidados com a exposição solar são vários e começam com a preparação da pele antes mesmo de ir à praia. Aconselham-se exposições solares progressivas e a utilização de protetores solares adequados. Na praia, os cuidados repartem-se entre os horários adequados, os protetores solares e o uso de chapéu e vestuário adequados.
Os chamados “escaldões” podem ser muito mais incómodos do que o tempo em que a pele está em “recaldo” de uma exposição excessiva e inadequada ao sol. Na realidade, são encarados como despoletadores de problemas cutâneos, inclusivamente do cancro cutâneo.
Osvaldo Correia recorda que os perigos não estão apenas nos dias em que o sol está ao rubro, também os dias enevoados podem ser perigosos e até enganadores porque os raios ultravioletas continuam presentes. Por isso mesmo, recomenda que os banhistas façam uma consulta rápida ao site do Instituto de Meteorologia para saberem o nível de radiação do dia.
O especialista aproveitou para deixar alguns conselhos que visam a deteção precoce do cancro da pele. Cada pessoa deve fazer auto exames da pele e perceber se tem sinais novos ou alguma alteração no tamanho ou forma dos sinais que tem. Em situação de alteração, uma segunda opinião deve ser pedida ao médico assistente ou dermatologista.
A campanha (…)

[peça publicada na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 21 de julhos de 2011]
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.