Campanha de escavações arqueológicas em Cacela Velha

ouvir notícia

O Campo-Escola de Arqueologia de Cacela vai acolher, ao longo das quatro semanas, de 17 de junho a 12 de julho, investigadores e alunos universitários, envolvendo cerca de 30 participantes, nacionais e estrangeiros.

Este projeto, intitulado «Muçulmanos e cristãos em Cacela medieval: território e identidades em mudança» decorre de um protocolo de colaboração celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

As áreas abertas em 2018 vão ser alargadas, continuando a desenvolver o estudo do bairro medieval islâmico (séculos XII-XIII) e a necrópole da Ermida de N. S. dos Mártires (séculos XIII-XVI).

- Publicidade -

Os trabalhos do Campo-Escola incluem escavação, registo e análise das diferentes camadas, recolha de sedimentos, recolha e identificação de materiais, como cerâmicas, restos alimentares, peças de metal, entre outras.

Durante o Campo-Escola está previsto ainda serem realizadas algumas ações, todas elas abertas à comunidade e gratuitas, de formação e divulgação: workshop em bio-arqueologia, no dia 18 de Junho, entre as 16h e as 18h; “Passos Contados” (CIIP Cacela), uma visita com os arqueólogos no local, vai realizar-se no final da campanha, no dia 13 de julho às 18h.

Será ainda realizada uma conferência sobre “Práticas funerárias no período medieval. O que nos dizem hoje os vestígios arqueológicos”, a realizar na Casa do Pároco, no dia 27 de junho, às 18h. 

Todos os que queiram conhecer uma escavação arqueológica poderão visitar o espaço da escavação, ver alguns achados arqueológicos e ouvir as novidades durante o Dia Aberto, que decorrerá no dia 9 de julho, entre as 10h e as 14h. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.