Campanha “Produzir e Consumir Local” chega a Messines

A campanha “Produzir e Consumir Local”, ação dinamizada pela associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal de Silves, chegará ao mercado municipal de São Bartolomeu de Messines, no próximo sábado, dia 21 de setembro.

Esta atividade, lançada no mês de agosto e em itinerância por sete municípios algarvios, replica o sucesso já alcançado através do “Mercado 100% Local”, que conta já com três edições realizadas em Loulé.

Agora junta-se o “Mercado da Terra”, que procurará promover os produtos locais, com o objetivo de “distinguir e tornar acessíveis os produtores agroalimentares da região junto dos consumidores”.

Assim, além dos espaços de venda ao público, os mercados são animados com ações de rua para sensibilização dos consumidores sobre as problemáticas ligadas ao consumo local, além de exposições e ações de educação alimentar.

Em paralelo, estará em exibição, no jardim da freguesia, “A Balança”, uma peça concebida pelo artista António Quintas. A mesma andará em itinerância pelos concelhos de Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Albufeira e Silves, até abril de 2020.

“Esta peça foi gerada na perceção de que as alterações nos padrões de produção e consumo dos tempos atuais têm elevados impactos económicos, ambientais e sociais, sendo urgente alterar essas dinâmicas”, alerta a associação In Loco, que pretende, desta forma, “alertar os cidadãos para o impacto das suas opções de consumo, despertando para a importância de se privilegiar a compra em circuitos de proximidade”.

A campanha de sensibilização decorrerá em itinerância até abril do próximo ano.

pub

 

 

 

Tamanho da Fonte
Contraste