Caracol é rei durante dois dias em Messines

ouvir notícia

.

O caracol é petisco rei durante os dois dias que dura a terceira edição da Festa do Caracol, a realizar no jardim municipal de Messines, junto à escola EB 2,3 João de Deus, nos dias 20 e 21 de junho. A entrada é gratuita.

Para além da festa gastronómica, esta iniciativa – promovida pela União Desportiva Messinense (UDM) com o apoio da Câmara de Silves – contempla uma programação musical e desportiva com atividades que vão desde a atuação de diversos grupos como os Percutunes, Tuna Académica de Enfermagem de Beja, Déjà Vu Band, Grupo de Cantares da Casa do Povo e Paulo Coelho; até aos jogos disputados entre os juniores do UDM e os da Malveira da Serra e o Torneio Quadrangular de Velhas Glórias do UDM, Silves, Serrano e Armacenense, entre outras iniciativas.

A organização lembra que o caracol é considerado uma iguaria e a sua carne magra é rica em proteínas, cálcio, ferro e sais minerais, sendo de fácil digestão. Já no que diz respeito à sua preparação, aqui fica o conselho de quem sabe: “No Algarve, os caracóis são colocados dentro de um recipiente com furos ou tapados com uma rede uma semana antes de serem consumidos. Durante este período são alimentados com farinha ou sêmeas por forma a engordarem e a eliminarem as toxinas. Depois de bem lavados são levados a cozer em água temperada com sal grosso e à qual são adicionados alhos e paus de orégãos, podendo, também, juntar-se casca de laranja ou de limão. Comem-se bem quentes, usando-se, tradicionalmente, um bico de pita para os retirar da casca”.

- Publicidade -

JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.