Caracol é rei durante dois dias em Messines

ouvir notícia

.

O caracol é petisco rei durante os dois dias que dura a segunda edição da Festa do Caracol, a realizar no jardim municipal de Messines, junto à escola EB 2,3 João de Deus, nos dias 21 e 22 de junho. A entrada é gratuita.

A iniciativa, promovida pela União Desportiva Messinense (UDM), conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, e terá também uma vertente de animação, com atividades que vão desde demonstrações de zumba e de ginástica às atuações de Tony das Favelas, Banda Déjà Vú, Orquestra de Percussão Percutunes e Rancho folclórico de São Bartolomeu de Messines.

Em altura de mundial de futebol, a UDM irá transmitir no local, em ecrã gigante, a partida entre Portugal e os Estados Unidos, marcada para o dia 22 de junho.
A organização lembra que o caracol é considerado uma iguaria e a sua carne magra é rica em proteínas, cálcio, ferro e sais minerais, sendo de fácil digestão.

- Publicidade -

Já no que diz respeito à sua preparação, aqui fica o conselho de quem sabe: “No Algarve, os caracóis são colocados dentro de um recipiente com furos ou tapados com uma rede uma semana antes de serem consumidos. Durante este período são alimentados com farinha ou sêmeas por forma a engordarem e a eliminarem as toxinas. Depois de bem lavados são levados a cozer em água temperada com sal grosso e à qual são adicionados alhos e paus de orégãos, podendo, também, juntar-se casca de laranja ou de limão. Comem-se bem quentes, usando-se, tradicionalmente, um bico de pita para os retirar da casca”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.