CARLOS ALBINO

SMS 396 – Presidente ou Residente da República?

 

Estamos à beira de mais uma eleição, desta vez presidencial. Cada um pensa o que pensa e legitimamente expressa o que entende expressar, não hesitando eu em expressar que nunca assisti a um pleito de nível tão baixo – baixo nos discursos, nas ideias, nos confrontos de programas ou projetos e, pior que tudo isso, também quanto a perfis de personalidade a coisa foi igualmente baixando, baixando e baixando de tal forma que fui forçado a interrogar-me se afinal estamos a eleger um Presidente da República ou mais um Residente da mesma República, o mais alto residente, por certo a juntar-se a outros residentes. Nunca assisti a uma coisa destas e nunca pensei que isto fosse possível acontecer.

Ao desapontamento com os deputados, sobretudo com a safra das últimas legislativas, junta-se assim um desapontamento maior e de efeitos incalculáveis numa democracia que obviamentre deve e tem que ser repensada antes que o bem coletivo da liberdade de escolha a troco da responsabilidade de compromisso dos escolhidos se acabe ou se interrompa ou, pior que tudo, se deteriore transformando-se num sistema de faz de conta que é democracia mas não é. E mais do que poderes do Presidente, número de deputados ou quem é quem que é eleito, o que me preocupa seriamente é a própria democracia e o seu rumo, o que tem obviamente tudo a ver com a qualidade, elevação e interesses abertos e não camuflados dos seus protagonistas. Ora uma democracia para escolher camuflados é coisa que colide com o sonho da sã convivência, da crítica serena e da domesticação de egoísmos e prepotências.
 
Ora nós, todos, para além dos autarcas que se cruzam com os eleitores nas ruas e que têm olhos, elegemos o Presidente e deputados – nada mais, porquanto o primeiro-ministro é um corolário. Com os deputados, as suspeitas acabaram de vez nas últimas eleições, pois pelo que temos visto e comprovado os eleitos, em vez de representarem os interesses das populações locais que os elegeram perante o governo e no parlamento, o que estão deveras a fazer é representarem os interesses do governo e do parlamento junto dos locais, invertendo o contrato eleitoral. E nisso, os partidos em cujas listas os mesmos deputados foram eleitos, em vez de pedirem ao governo e no parlamento apoio para as populações, o que fazem é pedir o apoio às populações para o seu governo (uns), para as expetativas calculadas de governo (outros) e para os seus interesses no parlamento (todos, à exceção dos que dificilmente escapam do labéu do oportunismo e do aproveitamento de circunstâncias). No Algarve, esta falácia levou à imposição de “representantes” que pouco ou mesmo nada têm a ver com os que deviam ser representados, e no meio deles ou atrelados a eles, portanto sem grande voz ativa mas que até têm a ver com os representados, ou se calam ou não sobem, nesta lógica em que a representação política se converteu em emprego político e os empregados fazem carreira. Isto não é apenas mau para democracia – é péssimo, porquanto nenhuma democracia resiste com empregados residentes na política. A política não é isso, não se fez para isso.

Mas, enfim, fora os deputados, a gente acostumou-se a sentir no Presidente um garante e um reduto de confiança, mesmo que o eleito não fosse o que nós mais gostaríamos. E o que não é apenas mau, é péssimo, é que também o Presidente seja um Residente. A eleição que, em princípio, se consuma no domingo, sobretudo pelos episódios inesperados dos últimos dias, é um mau augúrio e a prova provada que a democracia tem que ser e deve ser repensada.  Repensada por todos nós eleitores que não somos empregados políticos pois as águias não geram pombas.


Flagrante prognóstico: Comenta-se nos círculos de assaltantes bem informados, que vão ver que há forças policiais mais do que suficientes até para impor as portagens na 125 quanto mais na Via do Infante.

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.