CARLOS ALBINO

 SMS 406 – Lamentável espetáculo

Obviamente que o caso da presidência do turismo é um caso político. Não vale a pena assobiar para o lado. Por uma questão política ou de arranjo político, António Pina foi levado a interromper o desempenho como governador civil, transitando para o turismo que era, por assim dizer, uma prateleira dourada e aparentemente local para não provocar incómodos. Acabou por não ser assim, resultando neste lamentável espetáculo. E é lamentável não porque António Pina tenha reentrado e o outro ex-vice saído, ou porque a assembleia do turismo tenha acreditado que era uma assembleia deliberativa e que o turismo era uma “entidade” da região, ou porque o ministro Teixeira dos Santos, que veio ajudar à festa, se tenha esquecido que é mais ilegal um militar no ativo ser governador civil por conveniência do que um aposentado desempenhar funções públicas sem a inconveniência da boa remuneração – o caso é lamentável porque deu azo a mais uma cena de judicialização da política.

A incapacidade do sistema político em resolver os seus conflitos internos pelos mecanismos habituais, ou seja pela vontade consolidada e formulada no quadro dos partidos ou pelas práticas democráticas das instituições, ficou exposta com a transferência para os tribunais e com as denúncias cruzadas dos adversários. Transfere-se para o tribunal como se um caso político fosse mero caso de formalidade, de procedimento administrativo ou de direito ferido! E o que se espera por regra com esse tipo de iniciativa? Espera-se obviamente a exposição judicial do adversário, e que, qualquer que seja o desenlace, ele seja enfraquecido ou mesmo liquidado politicamente. É isso e não vale a pena disfarçar, porquanto a questão de fundo, pelo que toda a gente já percebeu mas alguns disfarçam, é a de se saber se o presidente do turismo algarvio deva ser ou não um comissário governamental, acrítico e obediente à linha, a troco da função e do salário de prestígio social que ela traduz tanto que força ao apego do poder.

Tratando-se de um dos postos decisórios mais emblemáticos da região, a judicialização do diferendo político no turismo é deveras lamentável, e se a democracia fosse pessoa, ela seria com isso uma pessoa humilhada, como já o tem sido nos arranjos para o governo civil, para os “lugares elegíveis” das listas de deputados, para… cala-te boca e ponto final parágrafo, porque a “sociedade civil” do Algarve também gosta muito do ponto final parágrafo, pois, se não gostasse, o caso do turismo nem sequer tinha começado: a ordem democrática tem uma ordem, e há gente fora da ordem que já está a brincar demais aos jogos infantis de poder.

Flagrante epílogo de história infantil: E foi assim, meus meninos, que o príncipe decidiu não fazer a sua lua-de-mel no Algarve para não tomar partido…

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.