CARLOS ALBINO

SMS 387 – Sim, deputados. Ponto final.

Todos assistimos com estupefacção ao caso do despedimento dos 336 trabalhadores da Groundforce no aeroporto de Faro, alegadamente responsáveis por metade do défice de exploração da empresa que vai na ordem dos 20 milhões de euros. De um dia para o outro, muita gente no Algarve passou a conviver com a inquietação do que pode acontecer também de um dia para o outro, inquietação essa que, numa economia regional frágil e sem variedade nas dependências, facilmente pode resvalar para o pânico, sabida como é a situação nas pequenas empresas de comércio e serviços.

Era de esperar que os deputados que se instalaram em S. Bento com os votos dos algarvios e para os representar, acorressem ao local desse sinal de desastre social e se movimentassem, se informassem, questionassem, explicassem, enfim, representassem. E o que aconteceu? Posso estar enganado mas parece-me a mim e a muito mais gente que a apenas Mendes Bota e Cecília Honório se dirigiram ao local das preocupações, com o número dois da lista de eleitos pelo PSD a dirigir um requerimento ao ministro das Obras Públicas, além de posição pública. Não se exigindo a João Soares ou a Bacelar Gouveia tal incómodo, se Miguel Freitas fez alguma coisa não se notou nada e não é para ações discretas que um deputado é eleito – para isso é-se ministro, pelo menos, ou então deputado do CDS.

Dirão alguns que possivelmente, caso estivesse o PSD no governo, os passos dados por Mendes Bota seriam protagonizados por Miguel Freitas, mas o tempo que passa não se compadece com este tipo de jogos florais ou de conjeturas perversas. Não é por se pertencer à cor do governo que não se vai ao local das preocupações nem por se estar na oposição que tal local é politicamente atraente. Um deputado é para representar quem o elege e os que o elegem sabem desde há muito e não é por calculismo político que é nas horas más que se conhecem os amigos e que os amigos se provam.

Custa-me constatar e ter de dizer que os deputados eleitos pelo Algarve, na hora que passa, não têm feito o que deles se esperaria, sobretudo os do PS.

Flagrante originalidade: Essa, a da oferta de 60 gravatas de cortiça à cimeira da NATO pela Pelcor de São Brás, já que, quanto a cortiça, muitos dos chefes de estado e de governo só a conhecem das rolhas que usam nos ouvidos…

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.