.
ALGARVE

Carnaval de Albufeira “viaja pelo mundo”

O Carnaval do concelho de Albufeira, que tem como destaque a celebração em Paderne, tem como tema “Viajando pelo Mundo”, e vai decorrer entre os dias 23 (domingo) e 26 de fevereiro (quarta-feira), anunciou a autarquia.

No domingo e terça-feira, o desfile com os foliões vestidos a rigor e os habituais carros alegóricos percorrem o centro de Paderne, entre as 14:00 e as 18:00, com a organização da Casa do Povo.

Os mais pequenos, dos Jardins de Infância e das Escolas Básicas do 1º Ciclo de todo o concelho, desfilam com os seus trajes preferidos na Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira durante a manhã de sexta-feira (21 de fevereiro). À tarde, pelas 15:30, as crianças apresentam o espetáculo “Moces, Vamos salvar o Planeta”.

Em Ferreiras, vai decorrer o Desfile de Carnaval Trapalhão nos dias 23 e 25 de fevereiro, das 14:00 às 17:00, com os foliões a dançarem ao som de música tradicional portuguesa e a expor objetos típicos da região para reavivar tradições locais.

O Enterro do Entrudo, na terça-feira (25 de fevereiro) será festejado em Olhos d’Água, com os foliões a correr as principais ruas da vila transportando um defunto fictício e nas mãos os fachuqueiros, que são pedaços de palha de centeio atados para que não queimem depressa.

No dia seguinte, a ACRODA – Associação Cultural e Recreativa de Olhos d’Água – reaviva o Enterro do Entrudo desde o Mercado Municipal até praia, onde será feita a leitura do testamento, sendo posteriormente queimado o defunto fictício.

Os bailes de Carnaval são outra das tradições que irão regressar ao concelho. O Espaço Multiusos de Albufeira recebe bailes noturnos nos dias 22 e 24 de fevereiro, das 20:00 às 03:00 e na terça-feira (25 de fevereiro) em formato matiné das 16:00 às 20:30 com concurso de máscaras para as crianças. 

Em Ferreiras, o salão do clube apresenta na terça-feira (25 de fevereiro) uma matiné dançante com o Duo Mário e Paula.

Tamanho da Fonte
Contraste