Carnaval de Moncarapacho, o mais antigo do Algarve

ouvir notícia

.

Nos dias 7 e 9 de fevereiro, Moncarapacho recebe o seu desfile de Carnaval. O corso, com entrada livre, vai reunir 20 carros alegóricos. Mais de 500 foliões animarão aquela vila e as inúmeras pessoas que todos os anos ocorrem ao evento e têm contribuído para cimentar as tradições deste cortejo secular.

O Carnaval de Moncarapacho é o mais antigo do Algarve e comemora este ano 117 anos, contabilizando mais sete anos do que o Carnaval de Loulé. O corso de Loulé continua a ser considerado o mais antigo do país, já que, apesar do Carnaval de Moncarapacho ser mais antigo, o desfile com carros nesta localidade do concelho de Olhão só começou alguns anos mais tarde (1913).

A história do Carnaval de Moncarapacho começou em 1899 com estudantinas de origem espanhola que, mascaradas, percorriam as ruas da então aldeia no Domingo Gordo e no dia de Entrudo. O primeiro carro ornamentado surgiu em 1913, aumentando o número nos anos seguintes. Em 1923, um ano após a travessia aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro, desfilou um carro alegórico representando um avião, simbolizando o glorioso feito.

- Publicidade -

Para este ano, a organização volta a prometer muita alegria e diversão. O desfile começa às 15h00 e, até às 18h00, percorrerá um circuito compreendido entre a Praça Major João Xavier de Castanheda e a Rua Prior Simas (rua do Correio). Tal como nos anos anteriores, o Carnaval de Moncarapacho deverá ter uma assistência de mais de 10 mil pessoas por dia.

A organização está a cargo da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta com o apoio da Fesnima (Câmara Municipal de Olhão) e da população da freguesia, que constroi os carros alegóricos transmitindo assim um significado popular e de envolvência local ao evento.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.