Carnaval: Desfile centenário em Moncarapacho

ouvir notícia

.

Moncarapacho, no concelho de Olhão, prepara-se para mais uma edição do seu desfile de Carnaval que, este ano, terá 15 carros alegóricos e oito grupos de animação que percorrerão as ruas da localidade no domingo e na terça-feira, entre as 14h30 e as 18h00.

O Carnaval de Moncarapacho teve origem nas antigas estudantinas, de origem espanhola, que terão começado naquela localidade em 1899. Nos primeiros tempos havia disfarces de mascarados que percorriam as ruas da aldeia e, à noite, iam aos bailes nos “salões” (grandes armazéns ornamentados com balões e serpentinas), onde, ao som de um acordeão ou fole, dançavam até quase de madrugada.

Pelas ruas, durante o dia, sobretudo no Domingo Gordo, segunda-feira e dia de Entrudo, surgiam as estudantinas de inspiração espanhola que não só percorriam as ruas de Moncarapacho, como também iam animar as povoações vizinhas. Pelas ruas da povoação também se viam animais ornamentados e disfarçados.

- Publicidade -

Primeiro carro ornamentado data de 1913

Embora as festas e paródias do Carnaval de Moncarapacho sejam muito antigas, o primeiro carro ornamentado só surgiu em 1913. Nos anos seguintes apareceram novos carros ornamentados, mas com as clássicas palmeiras. Em 1923, um ano após a gloriosa travessia aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, apareceu nas ruas de Moncarapacho um carro representando um avião.

Nos anos que se seguiram foram aparecendo carros com uma certa arte e, aos poucos, o Carnaval de Moncarapacho foi avançando. O povo que já anteriormente se divertia bastante nesta quadra, começou a entusiasmar-se e mais carros foram surgindo até se organizarem os respectivos corsos.

Actualmente, o desfile carnavalesco de Moncarapacho é organizado pela União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta e conta com a colaboração da população local, que executa os carros e as flores de papel que os ornamentam. A entrada continua a ser gratuita.

.
.
.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.