Carros alegóricos e desfiles de mascarados animam Albufeira

ouvir notícia

.

Em Albufeira fazem-se os últimos preparativos para receber o carnaval. Um pouco por todo o concelho organizam-se bailes, concursos de máscaras e desfiles, afinam-se os instrumentos com ensaios das bandas e artistas convidados e claro, compram-se as serpentinas e os confettis, indispensáveis para animar a festa.

O ponto alto do programa vai para o carnaval de Paderne, um dos festejos mais tradicionais do Algarve, que este ano celebra a 30ª edição.

Nos dias 11 (domingo) e 13 (terça-feira de carnaval), entre as 14h30 e as 18h00, foliões vestidos a rigor e dezenas de carros alegóricos irão percorrer o interior da povoação, num desfile bastante animado, que este ano tem como tema “Todos por Paderne”, o slogan que deu o mote para a candidatura da freguesia a uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de aldeias rurais.

- Publicidade -

Em Albufeira, também há animação para todos os gostos. Os bailes de carnaval estão de regresso ao Espaço Multiusos (EMA), nos dias 10 e 12 de fevereiro, das 20h00 às 3h00, e no dia 13, das 16h00 às 20h30 com uma matiné e concurso de máscaras para os mais pequenos. A entrada é livre.

Foliões de todas as idades reavivam tradições

Os mais pequeninos também vão brincar ao carnaval, com a participação de quase meio milhar de crianças num animado desfile, desde a Avenida 25 de Abril, passando pelo Largo Engº Duarte Pacheco e pela Avenida da Liberdade, até à Praça dos Pescadores. Esta sexta-feira, 9 de fevereiro, pelas 15h00, os figurantes de palmo e meio prometem dar vida a um animado espetáculo com o tema “Pequenos foliões à volta do mundo!”.

Já na freguesia de Ferreiras vai haver um desfile de carnaval trapalhão, no dia 10 de fevereiro (sábado), entre as 15h00 e as 17h00, e no dia 13 de fevereiro (terça-feira), entre as 12h00 e as 15h00, desde a Rua da Estação, percorrendo a Avenida 12 de Julho até ao mercado municipal.

Os foliões irão dançar ao som de música tradicional portuguesa e trazer para a rua objetos típicos da região para mostrar aos mais novos e reavivar as tradições locais.

Em Olhos de Água festeja-se o enterro do entrudo, um ritual pagão secular, que encerra os festejos carnavalescos e um período de folia. Segundo a tradição, na noite de carnaval, a rapaziada corre em cortejo as principais ruas da vila, levando numa padiola um defunto fictício e nas mãos os fachuqueiros ou “chafusqueiros” (pedaços de palha de centeio atados para que não queimem depressa demais) a arder. No dia 14 de fevereiro, pelas 20h30, a ACRODA – Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água reaviva o enterro do entrudo, que tem início no mercado municipal de Olhos de Água, seguindo depois pela estrada de Albufeira rumo à praia, onde será feita a leitura do testamento e dar-se-á de seguida fogo ao entrudo, representado por um boneco.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.