Carta a um amigo ausente

Construímos uma amizade, forte, sólida, desprendida, verdadeira, entre conversas banais, trabalho, defesa de pontos de vista e convívios familiares de muita proximidade.


As gargalhadas, os brindes, a alegria nunca reclamaram por menos respeito.


Ouvi algumas opiniões distorcidas a teu respeito, conhecia-las, conhecias-te, conhecias a natureza humana, e não manifestavas grande melindre, expressão de grande compreensão e tolerância.


Partilhámos o mesmo estatuto de professores, nunca nos cruzámos na mesma escola, mas o modo como geravas interesse e afeto nos miúdos leva-me a adivinhar que cumpriste com o estatuto, foste um bom professor.


Agarraste no Jornal do Algarve, “ grande farol da imprensa regional” na expressão de Fátima Murta, ainda nos conturbados anos pós Abril e garantiste a sua independência, o seu contributo pela afirmação e desenvolvimento do Algarve, trincheiras onde sempre militaste, como ontem em momento tão doloroso, a tua Luísa bem lembrava.


Foste por mim convidado de Castro Marim para visitares a bela capital mundial do sal tradicional – Guérand, e levaste o sal e a flor de sal de Castro Marim à Alemanha, ao Canadá à Austrália, ao mundo, tornando-te um dos maiores, senão o maior, embaixador do sal tradicional do Algarve.


Numa expressão grande do teu sentido empresarial, amor pelo Algarve e humanismo empresarial com dimensão sentida nas lágrimas do Flávio e da Maria Armanda, colaboradores de quem sempre me falaste com tanta ternura e amizade.


Eras um homem simples de gostos requintados e justo, amigo incondicional dos teus amigos, tinhas muitos no coração. Nunca esquecerei o modo saudoso mas sempre feliz como recordavas, esse outro grande algarvio, de quem também tive a felicidade de ser amigo: o António Manuel Rosa Mendes.


Amar a família como tu amaste a tua, não é capacidade que muitos sejam capazes de expressar como tu soubeste expressar, sei como estão sofrendo e o vazio em que entraram. Deixo-vos, Luísa, Susana, Marta, Ruben, Filomena, D. Lolita e todos os outros que não nomeio, um abraço muito sentido de quem partilha os vossos sentimentos.


Fernando, nunca te perguntei se gostavas, despeço-me com Mário de Sá Carneiro — “Fim”.


Um abraço amigo, obrigado por tudo o que nos deste.

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!
Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza…
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.”

José Estevens

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.