Carvoeiro avança com projeto ‘Gato de Rua’

ouvir notícia

.

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro avançou no início deste mês com o projeto ‘Gato de Rua’, com o objetivo de “intervir e controlar as colónias de gatos” na vila de Carvoeiro e “melhorar as condições de saúde pública da comunidade”.

Para o efeito, foi elaborado um projeto, em colaboração com um veterinário local, que prevê “uma intervenção que vai beneficiar os animais, os moradores e todos os que visitam a localidade”.

A ação vai atuar na base do método CED (capturar, esterilizar e devolver), recomendado pela Associação de Animais de Rua e pela MIACIS (Associação de Proteção e Integração Animal).

- Publicidade -

“Trata-se de um processo já usado e que se tem revelado bastante eficaz no controlo de colónias de gatos e na redução da população felina silvestre”, adiantam os responsáveis, explicando que “os animais são capturados, é realizada a sua esterilização, bem como um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, sendo ainda efetuada uma desparasitação, antes da devolução ao seu território de origem”

O executivo da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro vai também promover a construção de abrigos em madeira para as colónias existentes na vila, de modo a que os gatos se fixem nesses locais. “Assim, os moradores, que já os alimentam, podem fazê-lo de forma mais segura e limpa”, rematam.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.