Casa do Povo do Concelho de Olhão celebra 80 anos

ouvir notícia

.

A Casa do Povo do Concelho de Olhão, localizada em Moncarapacho, celebra o seu 80.º aniversário esta sexta-feira, mas o programa comemorativo vai estender-se até sábado.

As comemorações começam às 9h00 de sexta-feira, com a cerimónia de hastear da bandeira, seguida de uma missa na igreja de Moncarapacho. À noite acontece a atuação do Grupo de Cordas da casa do Povo (21h00), que antecede o soprar das velas (21h30). A Banda Filarmónica Primeiro de Dezembro, de Moncarapacho, atuará às 22h00.

No sábado, às 14h00, realiza-se a assembleia geral e, às 15h00, um baile de aniversário animado por Filipe Romão.

- Publicidade -

A Casa do Povo de Moncarapacho foi fundada no dia 28 de março de 1934. Em julho de 1966 passou a utilizar o atual edifício e em 1977 passou a designar-se Casa do Povo do Concelho de Olhão, prestando assistência médica e social a todas as freguesias olhanenses.

Desde 2007 tem passado por profunda requalificação e hoje os melhoramentos são visíveis.

A Casa do Povo cresceu. Hoje é uma IPSS que realiza muitas atividades regulares e pontuais ao longo do ano promovendo a cultura, o desporto, o lazer e o convívio entre os sócios.

A Casa do Povo tem atualmente cerca de 1650 sócios, dos quais 1250 são do concelho de Olhão. Atualmente é presidida por Joaquim Fernandes.

Os bailes no Carnaval atraem centenas de pessoas todos os anos, além do Baile da Pinha e da Festa das Flores, em maio. No mês de junho ensaia uma marcha popular que participa em diversos eventos.

Nos meses de verão há atividades diárias para as férias das crianças. Em setembro organiza a Festa Branca, em novembro assinala o São Martinho e em dezembro o atletismo é “rei” com a “Subida ao Cerro de São Miguel”.

Todos os domingos a Casa do Povo do Concelho de Olhão promove o denominado “Chá Dançante”.

A preocupação com os sócios é uma constante e, ao longo do ano, são realizados diversos rastreios: diabetes, problemas auditivos, colesterol e tensão arterial.

Aquela entidade tem parcerias com o Banco Alimentar Contra a Fome, Cruz Vermelha (Núcleo de Moncarapacho), IEFP (estágios profissionais e contratos emprego-inserção) e Segurança Social (Programa Comunitário de Ajuda a Carenciados).

Durante todo o ano a Casa do Povo é utilizada por diversas instituições e particulares em atividades próprias e ações de solidariedade.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.