Casos de infeção relacionados com festa de Lagos já são 90, diz delegada de Saúde

ouvir notícia

O número de infetados com covid-19 relacionados com uma festa ilegal em Lagos subiu para 90, casos que são maioritariamente de residentes no concelho, disse hoje a delegada regional de saúde do Algarve.

Em conferência de imprensa para fazer o balanço dos números da covid-19 no Algarve, Ana Cristina Guerreiro adiantou que “até às 00:00 de ontem [quinta-feira]” havia “76 casos”, mas entretanto, o número subiu para 90, sendo ainda aguardados os resultados dos testes feitos hoje.

 “Apenas duas [pessoas] se mantêm internadas porque o seu estado de saúde merece alguma atenção”, afirmou aquela responsável, , acrescentando que há 345 pessoas em isolamento no domicilio para evitar novas cadeias de transmissão.

- Publicidade -

Segundo Ana Cristina Guerreiro, até ao momento “foram realizados 1.222 testes” em Lagos, numa média de 250 por dia, que número que espera que diminua hoje, “com alguns a realizar-se ainda durante o fim de semana”.

A maioria dos casos positivos referem-se a pessoas residentes em Lagos, sendo que “nem todos estiverem na festa”, havendo já casos em familiares, sublinhou.

A principal estratégia das autoridades é a “identificação das pessoas que participaram na festa e os respetivos contactos”, com encaminhamento para testagem, não se prevendo, para já, “qualquer medida mais gravosa”.

O foco de contágio teve origem numa festa de caráter ilegal ocorrida em 7 de junho, no salão de festas do clube desportivo de Odiáxere, em Lagos, alegadamente para festejar um aniversário.

Na festa participaram pessoas de diferentes concelhos e de várias nacionalidades, havendo infetados entre pessoas da mesma família, incluindo crianças e, também, entre colegas de trabalho.

O surto originado por aquela festa já provocou a suspensão de visitas aos utentes em 24 equipamentos sociais do barlavento (oeste) algarvio, num total de 13 estruturas – entre lares de idosos, unidades de cuidados continuados, lares de jovens e de saúde mental -, situadas em oito concelhos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.