Castro Marim apoia construção de lar de Alzheimer com um milhão de euros

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Castro Marim vai apoiar a construção da Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências, com um milhão de euros cedidos à Santa Casa da Misericórdia do concelho, anunciou a autarquia

Esta obra, “que deverá começar dentro de pouco tempo”, terá a capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e outras 20 em regime de Centro de Dia. 

O equipamento estará dividido em três unidades de ação: Unidade de Internamento Residencial e Unidade de Dia, Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as Famílias e Unidade de Formação e Cooperação. 

- Publicidade -

“O Lar de Alzheimer é um projeto prioritário para este município. Pela sua dimensão e abrangência, este equipamento será, com certeza, uma unidade de referência para todo o sul do país”, refere o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, em comunicado. 

O autarca acrescenta ainda que “é uma infraestrutura de futuro, pois a longevidade média aumenta e 50% das pessoas com mais de 90 anos sofre de demência” e que irá contribuir para a economia local, com a criação de dezenas de postos de trabalho diretos e indiretos. 

A vice-presidente da autarquia, Filomena Sintra, considera esta quantia cedida à Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim como “o maior apoio municipal de sempre a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, concentrada em dois anos, à dimensão de uma das maiores obras do município. Tudo isso se torna possível graças à participação e solidariedades dos castromarinenses, através da sua tributação dos impostos, nomeadamente do IMI”. 

A obra prevê ainda a demolição de uma fábrica antiga e trará “uma nova dinâmica a este espaço nobre da vila histórica”, acrescenta. 

Este projeto tem um orçamento de cerca de cinco milhões de euros e está incluído no Plano de Ação da ARU e do PARU, com um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados. 

O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.