Castro Marim combate desperdício no consumo de água

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Castro Marim vai combater o desperdício no consumo de água depois da candidatura ao Fundo Ambiental ter sido aprovada, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, anunciou a autarquia.

Esta candidatura foi feita no âmbito da eficiência hídrica, para melhorar as infraestruturas e tecnologias de gestão de rega em espaços verdes urbanos e na modernização e controlo ativo de perdas.

A autarquia considera “imperativo tomar providências que garantam a proteção e a melhor gestão dos recursos hídricos, sobretudo na região algarvia”, tendo em conta as alterações climáticas.

- Publicidade -

Através desta candidatura, pretende-se modernizar o controlo ativo de perdas de água na rega nos cerca de 70 espaços verdes do concelho, além da monitorização da rede de abastecimento municipal, com a aquisição de equipamentos de controlo e medição.

Este combate ao desperdício de água tem um investimento total de cerca de 250 mil euros, permitindo ainda que sejam identificadas perdas de água na rede, leituras mensais e reais, além de um melhor controlo de fraudes nos sistemas de contadores.

A Câmara Municipal de Castro Marim vai ainda avançar com uma campanha de sensibilização destinada à comunidade, para promover a poupança e o uso consciente de água.

“Estamos a trabalhar no sentido de ter um município cada vez mais sustentável, resiliente e flexível”, refere a vice-presidente Filomena Sintra, em comunicado, com a adoção de outras estratégias como um plano de investimentos em viaturas elétricas, a instalação de postos de carregamento normal, de parqueamentos para bicicletas e o desenvolvimento do “Triângulo Ciclável” que vai ligar Vila Real de Santo António, Castro Marim e Praia Verde por ciclovias.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.