CULTURA

Castro Marim convida munícipes a desconfinar nas “Ruas com Memória”

Jornal Flor de Sal castro marim

A Câmara Municipal de Castro Marim está a convidar a população a conhecer a exposição “Ruas com Memória”, pelas artérias da vila algarvia, a partir de 5 de abril, quando inicia o período de desconfinamento, anunciou a autarquia. 

Este projeto pretende que a população percorra as ruas de Castro Marim “como se folheassem um livro de história”, através de 20 painéis espalhados pela vila. 

Este projeto “100 Memórias de Castro Marim” pretende preservar, tratar e divulgar documentação história do concelho e foi desenvolvido através de uma exposição na Casa do Sal, a exposição de rua, o website e a respetiva página de Facebook, além de um acervo municipal e um levantamento audiovisual do património imaterial. 

A 5 de abril, fica também disponível um jornal, que divulga algum do espólio em exposição e que faz uma homenagem ao primeiro jornal existente em Castro Marim, intitulado “Flores sobre Ruínas”. 

“Impregnada em recordações pessoais e familiares, em histórias individuais e coletivas, em histórias completas e desfragmentadas, as “100 Memórias de Castro Marim” constituem uma narrativa cronologicamente contextualizada, que permite não só um resgate do passado, mas também a construção de um novo significado sobre o mesmo”, refere a autarquia, em comunicado. 

Qualquer pessoa pode contribuir para este projeto com o envio de cartas, fotografias, postais, documentos, livros ou recordações, através do e-mail 100memorias@cm-castromarim.pt, ou presencialmente no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Castro Marim. 

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste