Castro Marim: Dia do Município marcado por homenagens e inaugurações

ouvir notícia

.

.

Castro Marim celebrou ontem o seu feriado municipal, homenageando os atletas, clubes e associações do concelho, bem como com a apresentação de novos projetos e inaugurações.

As comemorações tiveram o seu ponto alto com a sessão solene e o concerto de Camané, mas começaram logo no dia 22 de junho, sexta-feira, animando o fim de semana com um rico e diversificado programa cultural, desde o concerto da Orquestra Clássica do Sul até ao Grande Arraial de S. João.

- Publicidade -

O grupo de dança das ARUTLA, do Clube Recreativo Alturense, recebeu uma das distinções atribuídas, designadamente a faixa etária dos 8 aos 10 anos e a sua professora, Laura Pook, em reconhecimento do 1.º lugar conquistado no Festival de Artes de Albufeira.

.

O triatleta Amândio Sousa Rodrigues Norberto, do Leões do Sul Futebol Clube, foi homenageado pela vitória do Triatlo X Terra, na categorial de mais de 70 anos.

Da União Desportiva Castromarinense, na época 2017/2018, destacaram-se quatro equipas: os infantis e juvenis masculinos e a equipa júnior feminina, com os títulos de campeões distritais de futsal, e a equipa júnior masculina, que conquistou a Taça do Algarve na mesma modalidade.

.

Da secção de atletismo do Clube Recreativo Alturense foram vários os atletas que nos seus escalões venceram o 2.º Circuito do Algarve de Atletismo “Prof. Artur Lara Ramos”, em estrada e corta-mato: Matilde Padrão (infantis), Tomás Fernandes (infantis), que também venceu o Quilometro Jovem Regional, Joana Fernandes (iniciados), Maria Rodrigues (juvenis), que também triunfou no Campeonato Regional de Provas Combinadas, João Monteiro (juniores), Jorge Nogueira (Sub 23) e Diane Valentim (veteranas 35). A equipa de infantis masculinos sagrou-se campeã regional de corta-mato.

Também o Clube de Artes Marciais de Altura foi homenageado pelas conquistas dos seus atletas de ju-jitsu e judo: o judoca Gonçalo Antunes, em 3.º lugar na categoria de cadetes; Denis Dinga, campeão nacional de ju-jitsu na categoria de juvenis; Rui Estevão, 3.º lugar em ju-jitsu a nível nacional, na categoria de seniores; Maik Verheij, campeão nacional de ju-jitsu na categoria de cadetes.

Além das distinções aos atletas, a Câmara Municipal de Castro Marim distinguiu também os funcionários autárquicos com mais de 25 anos de serviço e o Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

A sessão solene, que decorreu na Casa do Sal, foi iniciada com uma interpretação musical da Banda Musical Castromarinense, como sendo o primeiro ato oficial com o novo fardamento, pago integralmente pela Câmara Municipal.

Seguiu-se a apresentação da Rede de Transportes do Baixo Guadiana, que se foca na realização de pequenos circuitos turísticos de visita ao património do território, uma iniciativa cofinanciada pelo projeto Uaditurs II, FEDER, no âmbito do programa INTERREG V-A Portugal-Espanha. Com este projeto o município de Castro Marim iniciou com a sua Linha Azul para o Património, que assegura um transporte pendular regular, entre os hotéis e os valores patrimoniais do concelho e que irá entrar em funcionamento a partir do dia 15 de julho, gratuitamente.

De seguida realizou-se a apresentação da nova viatura do INEM (Instituto de Nacional de Emergência Médica), posteriormente afeta ao novo posto de emergência médica, que será instalado na aldeia do Azinhal.

Terminada a bênção das viaturas, o público foi transportado até à Antiga Escola Primária de São Bartolomeu do Sul para a inauguração da “Estação d’ Artes”, um novo espaço do concelho que dará lugar às atividades da Universidade do Tempo Livre, mas também a novos projetos ligados às artes e ofícios, um espaço que procura combinar a tradição e a inovação, acolhendo artesãos e jovens criativos. A “Estação d’Artes” poderá acolher ainda formação, tertúlias e exposições ligadas ao artesanato, etnografia, design, ilustração, costura, tecelagem, entre outros.

.

O dia foi ainda assinalado pela inauguração da requalificação da Rua da Arrancada, uma intervenção há muito solicitada pelos moradores do Barrocal, povoação pertencente à freguesia de Altura. Além da pavimentação da rua, antes em terra batida, foram construídas as infraestruturas de águas, esgotos e pluviais.

As comemorações do 24 de junho terminaram com André Ramos e Teresa Nunes no palco do Revelim de St. António, e com o concerto do fadista Camané.

.
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.