Castro Marim e VRSA a partir de hoje ligadas por ciclovia

ouvir notícia

Os concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim estão a partir de hoje ligados através da Ciclovia da Lezíria, ao longo da Estrada Nacional 122, infraestrutura que será aumentada em breve até à Praia Verde e Altura, segundo anunciou o presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, durante a inauguração.

O complemento terá uma ligação de 5 quilómetros, entre Castro Marim e Praia Verde, e um custo estimado em cerca de 850 mil euros e a obra deverá começar dentro de poucos dias, estando depois previsto um trajeto até Altura, de acordo com o autarca. 

O presidente do município de Castro Marim tem ainda “o sonho de ligar a sede de concelho ao Monte Francisco, à Junqueira e à sede da Reserva Natural do Sapal”, pela ciclovia, ideia que pretende também estender até Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana.

- Publicidade -

Segundo Francisco Amaral, esta obra inaugurada esta sexta-feira tem “uma grande importância para os habitantes das duas localidades e para os turistas”, depois de muitos anos em que as pessoas “arriscavam a vida para fazer este percurso a pé ou de bicicleta”.

“O exercício físico pode aqui ser exercido em toda a sua plenitude, em segurança e apreciando o património ambiental invejável” da Reserva Natural do Sapal e de duas esculturas assinadas por Carlos Correia localizadas ao longo do percurso, salientou o presidente de Castro Marim.

A Ciclovia da Lezíria tem cerca de três quilómetros e a obra foi comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE e cofinanciada a 70% pelo FEDER.

A inauguração decorreu junto ao Revelim de Santo António, na vila de Castro Marim e contou com a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Francisco Serra, e do diretor regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Castelão Rodrigues.

O Campeão Nacional de Ciclismo, Ricardo Mestre, natural do concelho de Castro Marim, é o padrinho da Ciclovia da Lezíria e foi um dos estreantes da infraestrutura, vestido a rigor na companhia da sua bicicleta e de alunos de Desporto da Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.