Castro Marim: Empreendedorismo e “Alm’Algarvia” assinalam Dia do Município

ouvir notícia

.

Castro Marim celebra o seu feriado municipal esta sexta-feira, dia 24 de junho. Mas as comemorações começam hoje, quinta-feira, com um programa cultural diversificado, numa homenagem a Castro Marim, às suas gentes e à sua história.

As comemorações começam esta quinta-feira, no Mercado local, pelas 19h00, com a abertura da exposição de trabalhos da Universidade do Tempo Livre, desfile “Atelier Arte & Património” e a entrega de prémios do Concurso de Mastros Populares. Os festejos continuam, pelas 20h00, com o Grande Arraial de São João, na Praça 1.º de Maio.

No dia 24 de junho, feriado municipal, as celebrações começam cedo, pelas 09h00, com alvorada pela Banda Musical Castromarinense, seguindo-se o hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho. Pelas 10h00 será celebrada uma missa solene na Igreja Matriz.

- Publicidade -

Uma hora depois, têm início as cerimónias oficiais no Auditório da Biblioteca Municipal com a realização da Sessão Solene, onde serão homenageados os melhores alunos de cada turma e os jovens talentos que se destacaram a nível nacional, no âmbito de concursos.

Seguem-se dois dos momentos altos destas comemorações: a inauguração do Edifício Multifuncional de Empresas (EME) de Castro Marim e a inauguração da exposição “Alm’Algarvia”, na Casa do Sal, desenvolvida por uma equipa de trabalho do município, em estreita parceria com a Mito Algarvio.

O EME, localizado no centro histórico da vila de Castro Marim, visa apoiar a constituição de empresas que pretendam iniciar ou dinamizar a sua atividade, tendo por objetivo a incrementação do tecido económico local.

A exposição “Alm’Algarvia”, que ficará patente até ao final de agosto, traz-nos a coleção particular de acordeões de Vitor Faleiro, fundador da Associação Mito Algarvio, com um enquadramento histórico, mundial, nacional e regional.
Desenvolveram-se conteúdos, formularam-se pesquisas, filmaram-se 16 diferentes registos e estilos musicais, em todo o Algarve, concluindo-se assim uma exposição etnográfica e musicológica, inédita na região, inspirada numa coleção particular de 30 instrumentos.

No mesmo âmbito, a presença da oficina do Mestre José Domingos Horta, que constrói, de raiz, este instrumento musical que exprime tão bem a “alm’algarvia”.

Na sequência desta exposição, a estreia do documentário “A Saberia na ponta dos dedos – o Mito do Acordeão Algarvio”, a decorrer na Biblioteca Municipal, pelas 18h00.

O programa das comemorações do 24 de junho termina no Revelim de Santo António, em Castro Marim, com dois grandes momentos musicais. O primeiro, pelas 21h00, concerto com o Duo “Amar Guitarra”, um projeto de João Cuña e Luís Fialho, num deslumbrante diálogo entre as suas guitarras em vários temas, originais e de outros autores, e em diversos estilos musicais. O último, pelas 22h00, o concerto de Jorge Fernando, um dos maiores músicos e produtores portugueses.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.