Castro Marim: Escultura de Sara Navarro em exposição na Igreja do Castelo

ouvir notícia

.

“Fragmento” é o nome da nova exposição que estará patente na Igreja do Castelo de Castro Marim. A mostra, com esculturas de Sara Navarro, será inaugurada no dia 1 de dezembro, às 18h00, e ficará patente ao público até ao próximo dia 1 de fevereiro de 2015.

Na inauguração a artista convida os visitantes a assistirem a uma apresentação do seu trabalho de investigação de doutoramento “Escultura, Arqueologia e Museus: Transfigurações e medições contemporâneas” (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa – 2014).

“Fragmento” responde ao fascínio da artista pelos fragmentos arqueológicos vindos de sociedades extintas e enigmáticas.

- Publicidade -

“Os fragmentos, como parte incompleta de um todo perdido, definem-se, formalmente, tanto em termos de presença como de ausência. Como índex de algo perdido, eles incorporam o poder do todo ausente, presentificam-no. Enquanto vestígios, são reverberadores da forma como o passado persiste no presente.”, refere Sara Navarro sobre a exposição.

Num salto entre milénios, que parte de uma atração pelas origens, a artista faz uma conexão entre os processos criativos dos objetos cerâmicos mais “arcaicos” ou remotos e a criação contemporânea. As suas esculturas evocam a arte e a cultura de outros lugares e de outros tempos, algo que desperta os ecos de uma terra antiga.

Sara Navarro, doutorada em Belas-Artes Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, desenvolve a sua atividade entre o ensino, a investigação e a prática artística. Desde 2005, é professora assistente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Atualmente desenvolve dinâmicas de trabalho ligadas à relação entre Arte e Ciência no âmbito do seu trabalho no Centro de Ciência Viva de Lagos.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.