Castro Marim: Especialista defende que obesidade “é uma doença psicossomática”

ouvir notícia

.

O médico Hector Ricardo Ojunian, mestre em Saúde Coletiva, defendeu recentemente em Castro Marim que a obesidade “é uma dependência, portanto senão a tratarmos com a componente psicológica estamos fadados ao fracasso”.

Hector Ojunian, formado pela Universidade Federal de La Plata (Buenos Aires, Argentina) e autor do livro “Somos o que Comemos, Como Comemos e Com Quem Comemos”, frisou assim que a obesidade é uma doença psicossomática, numa junção entre diversas especialidades da medicina com a psicologia, durante a palestra que decorreu na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

A obesidade é um dos maiores flagelos sociais da actualidade e tem, nas últimas décadas, atingido proporções epidémicas em todos os grupos etários. Apresenta já números alarmantes em Portugal, onde 59,1% da população tem excesso de peso e 24% é obesa. Refira-se que o nosso país já ocupa o segundo lugar no ranking da obesidade infantil na Europa.

- Publicidade -

A alimentação pouco saudável e o sedentarismo são as principais causas apontadas, mas, como disse Hector Ojunian, “as componentes psíquicas, sociais, económicas e do meio ambiente”, também são fatores que conduzem ao desenvolvimento da obesidade.

“Adoecemos porque não suportamos a nossa história de vida, porque nos mentimos a nós mesmos. Ao passo que a doença nos serve para evitar essa história de vida, a verdade dói, e muito. Mas liberta-te”, concluiu o médico palestrante.

Da mesa também fizeram parte o médico de clínica geral João Fernandes, e o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que acusou o Estado de se demitir desta batalha, tal como o fez com o combate ao tabagismo. “As consultas hospitalares de obesidade existem, mas registam listas de espera com um ano”, frisou, salientando ainda outras tantas especialidades em que o mesmo se verifica.

À palestra seguiu-se um debate com a interessada assistência, que consolidou a decisão de perder peso que muitos dos presentes têm vindo a tentar. Foram ainda focadas todas as iniciativas desportivas desenvolvidas pelo Município de Castro Marim, que têm vindo a promover a alteração de comportamentos, nomeadamente em relação ao sedentarismo, uma doença, assim classificada pela Organização Mundial de Saúde, que atinge 70% da população mundial.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim, que avançou no dia seguinte, no mesmo âmbito, com as primeiras Jornadas de Esclarecimento sobre Atividade Física, as quais visaram informar e aconselhar os interessados sobre a prática da atividade física e algumas questões relacionadas com a saúde.

Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal de Castro Marim, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim promoveu, antes desta palestra, no mesmo espaço, rastreios ao índice de massa corporal, glicémia e tensão arterial.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.