Castro Marim: Idosos aprendem a maquilhar-se e a envelhecer mais felizes

ouvir notícia

.

Uma psicóloga e uma aluna do curso de Animação Sociocultural aumentam a autoestima dos idosos da Santa Casa da Misericórdia. Iniciativa incluiu uma palestra para todos os utentes e familiares, bem como uma aula prática de maquilhagem, especialmente dirigida às senhoras

DOMINGOS VIEGAS

Os idosos do lar da Santa Casa da Misericordia de Castro Marim e respetivos familiares foram surpreendidos recentemente com uma palestra sobre envelhecimento e autoestima e um “workshop” de estética, através do qual, principalmente as senhoras, aprenderam a maquilhar-se e a cuidar de si.

A psicóloga Raquel Rocheta e a aluna Tatiana Fernandes, do 12.ª ano da Escola Secundária de Vila Real de Santo António, esta última no âmbito do trabalho final do curso profissional de Animação Sociocultural, proporcionaram dois dias diferentes aos idosos, que deverão perdurar nas suas memórias e que, certamente, terão contribuído para aumentar a sua autoestima.

“Há muitas campanhas e muitas ações para crianças, mas muitas vezes esquecemo-nos dos idosos. É preciso explicar-lhes que não deixam de ser pessoas por causa da idade. E, por exemplo, um batom nos lábios e o cabelo bem arranjado anima qualquer idade”, explica Raquel Rocheta.

No primeiro dia da iniciativa, aquela psicóloga falou aos idosos e a alguns familiares sobre as várias etapas do envelhecimento, explicou a diferença entre autoestima e autoimagem e mostrou a importância de manter o cuidado próprio apesar da idade. Terminou com uma abordagem à psicologia positiva, cuja finalidade é incentivar ao lado positivo e à felicidade.

“O envelhecimento não tem porque ser uma coisa má. É ganhar conhecimentos e sabedoria. Os idosos pensam que têm de parar de viver, por exemplo, por estar num lar, mas não tem que ser assim”, diz Raquel Rocheta, que sublinha ainda a importância da aceitação por parte da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim para a realização desta iniciativa.

No segundo dia desta ação, Tatiana Fernandes levou a cabo a parte mais prática da iniciativa, mostrando a importância da estética e da cosmética para aumentar a autoestima dos idosos, através de um “workshop” onde estes aprenderam a ficar ainda mais bonitos diariamente.

“Não é por estarem num lar que têm de deixar de cuidar de si. Não têm que deixar de ser pessoas só porque são idosos. Durante estes dois dias sentimos uma grande aceitação e eles agradeceram a iniciativa. Também é muito importante desenvolver ações deste tipo para sensibilizar as pessoas em relação à situação de muitos idosos”, conclui Raquel Rocheta.

.

- Publicidade -

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Castro Marim apresenta a maior taxa de redução de consumo de água

O município de Castro Marim é atualmente o concelho algarvio com a maior taxa...

Novo Circo “Exit” chega à zona ribeirinha de Portimão

A companhia de Cirque Inextremiste apresenta a peça acrobática “Exit” (Novo Circo/Teatro de Rua)...

Rali de Portimão com vitórias de Armando Carvalho e Ana Santos

A dupla de pilotos alcançou a vitória na segunda prova do Campeonato Start Sul...

Lápis azul também riscou sobre as crianças, diz investigadora

Comunicação social, livros, pinturas ou peças de teatro foram alguns dos alvos da censura...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.