Castro Marim: Ilustração e fotografia, numa descoberta da fauna algarvia

ouvir notícia

.

A exposição de ilustrações “Bichos. Quem nos observa da paisagem?”, da autoria de Marta Santos, e a de fotografia “Observador e Observado”, de David Cachopo, vão estar patentes na Casa do Sal, em Castro Marim, a partir da próxima sexta-feira e até 2 de março.

“Bichos. Quem nos observa da paisagem?”, vai proporcionar ao visitante a oportunidade de ser observado pelos bichos que habitam a nossa natureza, como o flamingo, o camaleão, o morcego, a libélula, o abelharuco, entre muitos outros.

O objetivo da autora, Marta Santos, arquiteta e ilustradora que tem dedicado o seu trabalho a projetos de investigação e salvaguarda da paisagem, património cultural e arquitetónico do Algarve, é chamar a atenção para as profundas transformações dos habitats destes animais na região e da sua consequente vulnerabilidade.

- Publicidade -

A exposição de David Cachopo, “Observador e Observado”, foi desenvolvida no âmbito de um período de voluntariado do autor na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

“Durante cerca de três meses aprendi a olhar a paisagem com mais cuidado, a ouvir com mais atenção, a observar a Natureza que me rodeia com mais curiosidade. Aprendi a estar mais atento aos pormenores que distinguem espécies, aos movimentos subtis que nos alertam para a sua presença e a tentar ser discreto para que a minha intromissão fosse tolerada. Continuo a aplicar todas estas lições no dia-a-dia, tanto na vida pessoal como na profissional”, explica.

Sem recurso a camuflagem, esta exposição fotográfica traz-nos a cumplicidade que se encontra numa situação de igualdade: ambos observadores, ambos observados.

No âmbito da exposição “Bichos. Quem nos observa da paisagem?” vão ser desenvolvidas, mediante marcação prévia, oficinas de ilustração onde se pretende, através de diversas técnicas de desenho e pintura, desenvolver a criatividade e formas de comunicação e expressão artística na descoberta e exploração do território, na interpretação dos habitats, da fauna e da flora do Algarve.

A inauguração da exposição coletiva está marcada para as 17h00 da próxima sexta-feira e conta com a presença dos dois autores.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.