Castro Marim: Júlio Pereira inaugura exposição de cavaquinhos

ouvir notícia

Júlio Pereira

Setenta artistas plásticos portugueses fizeram uma intervenção artística em cavaquinhos e o resultado, a mostra “70 Cavaquinhos, 70 Artistas” estará em exposição na Casa do Sal de Castro Marim, a partir de amanhã, sexta-feira, e até ao dia 31 deste mês.

A exposição foi apresentada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e esteve em itinerância por dez cidades que têm ligações à prática do cavaquinho, chegando agora pela primeira vez ao Algarve. A inauguração, esta sexta-feira, às 18h00, será marcada pelo concerto de Júlio Pereira, compositor, multi-instrumentista, produtor e presidente da Associação Cultural Museu do Cavaquinho, que produziu esta exposição.

“70 Cavaquinhos, 70 Artistas” tem por objetivo dar visibilidade a este pequeno instrumento de cordas. Entre os artistas convidados estão Cristina Troufa, Luís Lázaro, Júlio Dolbeth, Joana Astolfi, Joana Rego, Carlos Zíngaro e Marta Madureira.

- Publicidade -

Desde a sua constituição que a Associação Cultural Museu do Cavaquinho vem contando com o apoio de artistas plásticos conceituados, entre os quais Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento. Desta ligação nasceu a ideia de produzir uma exposição, tendo a associação convidado, para tal, 70 artistas – a maioria jovens criadores – de vários pontos do país, propondo a cada um deles um cavaquinho como suporte de intervenção plástica.

Cavaquinho pintado pela artista Ana Pereira
Cavaquinho pintado pela artista Ana Pereira

A exposição foi possível através do patrocínio da fábrica industrial de instrumentos musicais – APC –, a que se juntou a fábrica artesanal Artimúsica e dez artesãos individuais: Alfredo Machado, António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estalisnau, Nuno Russel e Víctor Félix, que construíram os restantes cavaquinhos para serem intervencionados pelos 70 artistas plásticos.

Organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim, com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Região de Turismo do Algarve, esta exposição pode ser visitada até ao final de outubro, todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Podem ser efetuadas pré-marcações através de telefone (281 510 778).

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.