Castro Marim: Odiana leva alunos à Reserva do Sapal

ouvir notícia

A Associação Odiana celebrou hoje, dia 1 de outubro, o “Dia Nacional da Água”, com uma visita de alunos do 1º ciclo à Reserva do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O objetivo da iniciativa, integrada no âmbito da Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA) promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, foi levar os alunos a conhecer a Reserva Natural do território, juntamente com uma visita interpretativa ao trilho recém-requalificado «Sapal de Venta Moinhos», observação de avifauna, visualização de um vídeo sobre a Reserva Natural e uma reflexão sobre os desperdícios e os comportamentos preventivos no que concerne à água.

Para este efeito foram abrangidos um total de 44 alunos de duas turmas (3º e 4º ano) da Escola EB1/JI Manuel Cabanas de Vila Nova de Cacela. Para alguns alunos, foi a primeira visita a este espaço natural de grande importância no Baixo Guadiana, sendo que foi a Primeira Reserva Natural a ser constituída em Portugal continental.

- Publicidade -

Recorde que a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações de sensibilização para jovens no que concerne à valorização e promoção do património da água, sendo que a tónica esteve no Rio Guadiana, como elemento de vida e união entre países vizinhos – Portugal e Espanha.

A Odiana desenvolveu esta ação de sensibilização ambiental, através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

A ação contou ainda com a colaboração fundamental da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António – ICNF e do Município de Vila Real de Santo António. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.