Castro Marim presta tributo a mãe de Paco de Lucía

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Castro Marim celebrou o Dia da Mãe, a 2 de maio, com um tributo a Lúcia, mãe de Paco Lucía, anunciou a autarquia.

Lúcia foi ainda homenageada com o livro infantil intitulado “Luzia”, de Pedro Seromenho, com ilustrações de Elias Gato, que foi apresentado no Memorial Paco de Lucía, no Monte Francisco.

“Luzía” foi produzido como um recurso pedagógico de um projeto cultural e recreativo, que será posteriormente levado a agentes educativos e alunos, “procurando levar as heranças e enlaces culturais que Paco de Lucía imprimiu na sua musicalidade, mas também criando um lugar de reflexão sobre o plano da igualdade de género e a importância e o lugar da maternidade na nossa sociedade”, segundo o comunicado.

- Publicidade -

Esta iniciativa contou ainda com um concerto de Pedro Jóia Trio, que devido à pandemia de covid-19 teve lotação restrita e foi transmitido em direto pela internet.

Paco de Lucía é conhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, filho de Lúcia Gomes, natural de Monte Francisco, no concelho de Castro Marim.

Durante a sua carreira, Paco de Lucía inspirou-se na sua mãe e no concelho algarvio, editando os álbuns “Castro Marín” em 1981 e “Luzia” em 1998, como homenagem.

Em 2017, a autarquia criou o Festival de Lucía, em homenagem a Paco de Lucía e às mulheres, “resgatando e reconhecendo a memória da mãe de Paco e dando-lhe uma nova e viva voz”, com Mariza como madrinha e embaixadora.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.