ALGARVE

Castro Marim promove ruas limpas com novo projeto

Ruas limpas Castro Marim
O “Projeto Cidadania Consciente”, promovido pela autarquia de Castro Marim, quer sensibilizar a população para a preservação da limpeza das ruas, que terão novos dispensadores de sacos biodegradáveis para dejetos caninos em vários pontos do concelho, anunciou o município.

Considerando que os dejetos dos animais de companhia representam um problema de higiene, limpeza e salubridade nos aglomerados urbanos, sobretudo em zonas pavimentadas ou ajardinadas, o município de Castro Marim avançou com a implementação do “Projeto Cidadania Consciente”.

Na primeira fase, esta ação passou pela colocação de dispensadores de sacos biodegradáveis para dejetos caninos em localizações estratégicas, nomeadamente nas zonas mais urbanizadas.   

O município alerta para o facto de os dejetos caninos, ao contrário de os dejetos de outros animais domésticos, não terem características fertilizantes, sendo ricos em nitrogénio e contaminadores dos solos e dos lençóis de água, com consequência nocivas para o meio ambiente. Por outro lado, no ambiente urbano, por serem de decomposição lenta e frequentemente abandonados em vias públicas e outros espaços de utilização coletiva, são fonte de parasitas que põem em risco a saúde pública, potenciando a transmissão de doenças a outros animais.

Proceder à imediata remoção dos dejetos produzidos por animais de companhia, nas vias e outros espaços públicos constitui um dever cívico e uma obrigação dos proprietários de animais. O não cumprimento desta obrigação constitui contraordenação punível com coima, nos termos do exposto no Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza Pública do Concelho de Castro Marim (RMRSHLPCCM).

Com este projeto pretende-se ainda dar um contributo para a redução da produção de resíduos de plástico descartável através da utilização de sacos biodegradáveis, diminuindo desta forma a pegada ecológica dos resíduos plásticos na área.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste