Castro Marim: Sábado há concerto de homenagem a Paco de Lucia

ouvir notícia

Paco de Lucia no concerto realizado em Castro Marim há dez anos

Os cinco músicos que acompanharam o guitarrista nos seus últimos concertos vão subir ao palco do Revelim de Santo António. Espetáculo é gratuito para quem reside nos três municípios que constituem a Eurocidade do Guadiana

.

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

Um ano e meio após a morte de Paco de Lucía, Castro Marim, terra natal da sua mãe, vai homenagear este grande nome do flamenco e da guitarra com um concerto agendado para o próximo dia 8 de agosto. Trata-se de “Paco de la Portuguesa – La Herencia de Paco de Lucia” (Paco da Portuguesa – A Herança de Paco de Lucia), um espetáculo que irá levar ao palco do Revelim de Santo António os cinco músicos que acompanharam Paco de Lucía ao vivo nos seus últimos concertos.

Alain Pérez, Montse Cortés, António Serrano, Antonio Sanchéz e Israel Suárez “El Piranha” vão interpretar temas de Paco de Lucía de homenagem à sua mãe e a Portugal, num espetáculo que incluirá ainda a projeção de imagens do quotidiano de Castro Marim filmadas pelo realizador Ivan Dias. Esta homenagem estará integrada na Festa do Imigrante, que se realiza no Monte Francisco, localidade onde nasceu e viveu a mãe de Paco de Lucia. O sobrinho de Paco de Lucia, Antonio Sanchéz, fará uma serenata (apenas um tema) em frente à casa onde morou Luzia Gomes, na sexta-feira, dia 7 de agosto.

A população residente na Eurocidade do Guadiana, constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, terão entrada gratuita no espetáculo que decorrerá no Revelim de Santo António, mas mediante reserva antecipada. Os restantes bilhetes, destinados a lugares sentados, custam 15 euros e podem ser adquiridos através de bilheteira eletrónica, bem como no Mercado de Castro Marim, nos quiosques de praia, no castelo e no próprio Revelim de Santo António.

Luzia Gomes com os filhos e os sobrinhos na praia
Luzia Gomes com os filhos e os sobrinhos na praia

Francisco Sánchez Gomes, conhecido no meio musical por Paco de Lucia, nasceu na cidade espanhola da Algeciras e era filho da portuguesa Luzia Gomes, natural de Castro Marim, e do guitarrista de flamenco Antonio Sanchéz. Paco de Lucía dedicou dois discos a Castro Marim e à sua mãe e, sempre que podia, visitava a antiga casa da sua progenitora, no Monte Francisco, onde residiam os seus primos.

Aquele espetáculo de homenagem já foi realizado em Lisboa, no passado mês de junho, no âmbito do primeiro festival Clazz de Lisboa. Antes tinha acontecido no México, país onde Paco de Lucía residia, e em Madrid (Espanha).

Agora, e dez anos depois do único concerto que Paco de Lucía deu em Castro Marim, o espetáculo chega a esta localidade algarvia pela mão da câmara municipal, com os apoios da empresa municipal NovBaesuris, da Eurocidade do Guadiana, da Direção Regional de Cultura do Algarve, do Turismo do Algarve, da Junta da Andaluzia, bem como dos empreendimentos Castro Marim Golfe e Quinta do Vale e do Jornal do Algarve. A produção está a cargo de Zerkalo e Cargo Music.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.