Castro Marim tem mercado que é uma porta aberta à promoção dos produtos locais

ouvir notícia

.

Obras realizadas há quatro anos transformaram o antigo mercado municipal numa autêntica montra promocional daquilo que de melhor há no território. Espaço acolhe ainda um posto de turismo da RTA

.

O Mercado Local de Castro Marim, antigo mercado municipal, é um dos exemplos da forma como a empresa municipal NovBaesuris, que gere o espaço, tem vindo a potenciar uma estratégia de desenvolvimento económico do concelho e do território do Baixo Guadiana alicerçada na promoção dos produtos locais e do património imaterial.

- Publicidade -

Este mercado foi alvo de uma intervenção de requalificação e reabilitação, em 2014, que transformou aquele espaço, que foi a principal fonte de abastecimento de fruta, legumes e peixe da vila, numa montra turístico-cultural destinada à divulgação das artes e saberes locais e à promoção dos produtos endógenos do concelho.

.

Os visitantes podem, agora, encontrar uma oferta de qualidade e diversificada de produtos, desde o artesanato ao sal, passando pelas bebidas, sem esquecer as afamadas conservas. A cestaria em cana, a renda a birlos, as empreitas, a cortiça, as peças manuais em gesso e madeira, a flor de sal e o sal marinho, os bolos de alfarroba, as compotas, as conservas e os licores são outros dos produtos à venda no Mercado Local. Todos eles seguem a marca “Natural.pt” do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que integra a estratégia de promoção e valorização das áreas protegidas e dos seus recursos endógenos.

Para a presidente da Novbaesuris, Célia Brito, o Mercado Local de Castro Marim, que também acolhe o Posto de Informação Turística da Região de Turismo do Algarve (RTA), constitui “uma alavanca na estratégia local de desenvolvimento, promovendo a melhoria das condições de vida das populações do Baixo Guadiana”. Os seus objetivos “são o aumento da produtividade e competitividade da atividade económica, a revitalização de artes e ofícios e produtos locais e a promoção e valorização do património cultural e natural locais”, sublinha.

Atenta ao fenómeno da internacionalização e à necessidade dos produtos do Mercado Local estarem disponíveis em qualquer parte do mundo, a NovBaesuris desenvolveu, ainda, uma plataforma de vendas online (www.castromarimlocalmarket.com), acessível por computador, tablet ou smartphone, promovendo deste modo o património gastronómico de Castro Marim.

“À descoberta de Castro Marim com Áudioguias” é outro dos novos produtos turísticos recentemente lançados pela NovBaesuris. Apoiado nas novas tecnologias e no uso de dispositivos eletrónicos e digitais com recurso à voz, permite aos visitantes descobrir o património cultural e natural de Castro Marim, tendo como ponto de partida, precisamente, o Mercado Local.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.