Cataplana em destaque no Allgarve´11

A 3ª edição do Cataplana Experience está de regresso ao programa Allgarve, num festival que este ano conta com muitas novidades e um novo formato. O evento que tem como mote a cataplana irá decorrer na Marina de Vilamoura, de 31 de agosto a 3 de setembro, encerrando a temporada gastronómica do programa Allgarve’11.

Durante estes dias vão realizar-se espetáculos de show cooking e será montado um mercado gourmet com mostra e venda de produtos. À semelhança do que já acontece no Allgarve Goumet de Portimão, também em Vilamoura, na varanda do Hotel Tivoli, haverá demonstrações e degustações de pratos elaborados em cataplana. Todo o festival terá a colaboração e assinatura dos chefs mais referenciados da atualidade.

O Cataplana Experience é um evento criado de raiz para o “programa Allgarve” e tem assistido a um verdadeiro sucesso desde a sua génese. A entrada no mercado gourmet e no show cooking é gratuita, sendo que no show cooking está sujeita a marcações.

As degustações de especialidades elaboradas na cataplana serão realizadas num cenário idílico, na varanda do Hotel Tivoli, com vista para a marina de Vilamoura e inicio às 19h00 e término às 00h00.

Esta iniciativa visa a promover a cataplana, um utensílio de origem portuguesa e típico da região do Algarve. Com um design único e de enorme potencial e versatilidade, na cataplana poderão ser confecionados os mais tradicionais pratos de cozinha portuguesa, bem como os de vanguarda, permitindo cozer a vapor, fumar e até mesmo elaborar sobremesas.

Durante quatro dias, o público poderá assistir a novas aplicações na utilização deste objeto pelas mãos dos melhores chefs da atualidade a trabalhar em Portugal, como o chef Luís Baena e o chef Henrique Sá Pessoa.

O Allgarve Gourmet pretende consolidar o Algarve como destino gastronómico, promover os produtos nacionais e divulgar os novos valores nacionais, fomentando o turismo enogastronómico.

Organizado pelo programa “Allgarve’11” e produzido pela Essência do Vinho, o Allgarve Gourmet conta com o apoio das autarquias de Portimão, Olhão e Loulé.

JA

Comentário

  • Uma boa iniciativa, como todas as que possam promover o Algarve.  Não será dif+icil o exito visto que temos o melhor para que se possam obter óptimos pratos. Um óptimo peixe, e os produtos hortícolas são de grande qualidade.
    Só de ver os griséus na cataplana me envolveu o aroma deles.  Será possível?

    Pois é verdade, e se não acreditam leiam  os clássicos, que já falavam disso.

Carregue aqui para comentar

Comentar

>
Tamanho da Fonte
Contraste