Catedral de Silves inicia recuperação do pavimento em madeira

ouvir notícia

Começaram na semana passada as obras de recuperação do pavimento em madeira da Catedral de Silves, obras que serão realizadas pela Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves, entidade responsável pela utilização diária daquele edifício.

Os trabalhos estão a cargo do serviço de conservação e restauro, bem como do serviço de carpintaria da autarquia, que realizarão trabalhos para reparar danos identificados.

“O pavimento em madeira do templo encontra-se bastante mal tratado, sobretudo devido às condições ambientais do espaço (nomeadamente o excesso de humidade outrora ali existente) e à ausência ou realização de manutenções deficientes e restauros dissonantes. Contudo, apesar de todos estes fatores de degradação e alteração, a qualidade da madeira existente confere ao conjunto um bom estado de conservação, pelo que importa recuperá-lo”, adianta a autarquia silvense.

- Publicidade -

A intervenção neste espaço, classificado como monumento nacional desde 1922, deverá estar concluída no final do próximo mês de novembro.

“Esta intervenção pretende garantir a salvaguarda do pavimento existente, seguindo o princípio da intervenção mínima que deve orientar sempre as intervenções de conservação e restauro, bem como a segurança das pessoas que circulam diariamente por aquele monumento nacional”, remata a Câmara de Silves.

A Sé de Silves, cuja construção teve início no século XIV (sendo a cátedra do Bispo do Algarve até 1577), possui características arquitetónicas e estilísticas dessa época (gótico). Após o terramoto de 1755 e das obras realizadas no espaço em sua consequência ganhou uma feição barroca, materializada na Torre Sineira e na Porta do Sol.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.