Cavaco defende alargamento do prazo para saldar empréstimo

ouvir notícia

.

O Presidente da República considera que a comissão cobrada a Portugal pelos empréstimos europeus devia ser reduzida e o período de reembolso deveria ser alargado.

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu ontem que Portugal deveria ver reduzida a comissão que paga pelos empréstimos europeus e ter um alargamento do prazo de reembolso, apesar de viver uma situação muito diferente da Grécia.

Cavaco Silva foi questionado pelos jornalistas sobre o interesse que teria Portugal em beneficiar de novas regras adotadas para a Grécia pelos parceiros europeus.

- Publicidade -

“Portugal está numa situação muito diferente da Grécia. (…) Deus nos livre de algum dia nos aproximarmos da situação da Grécia. Penso que a maioria dos portugueses não tem bem a noção da situação em se encontra esse país”, começou por responder, à margem da cerimónia de entrega dos prémios Fernando Namora e Agustina Bessa Luís, pelo Estoril Sol.

“Mas eu não vejo razão para que não seja reduzida a comissão que é cobrada a Portugal pelos empréstimos que recebeu do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, matéria que aliás penso que já tinha sido falada há algum tempo. Tal como não vejo razão para que não seja alargado o período de reembolso”, acrescentou.

Defender os interesses nacionais

Cavaco Silva sublinhou ainda que com isto quer dizer que “independentemente da Grécia, Portugal deve continuar a defender os seus interesses junto dos parceiros europeus utilizando os seus melhores argumentos”.

“A vida na União Europeia é uma negociação permanente e eu sei isso por experiencia própria, as negociações são às vezes muito, muito difíceis, mas nós não podemos desistir. Por isso há interesses que Portugal, independentemente da situação da Grécia não pode deixar de continuar a defender”, afirmou.

Questionado sobre se o Governo português está a conduzir bem essa negociação em Bruxelas, respondeu: “Não tenho informação em contrário”.

(Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.